Publicado em: 11 de maio de 2020
Com Deus não há impunidade 

Para: segunda-feira, 11 de maio de 2020
Texto: Naum 1.1-10  

“O Senhor é paciente mas poderoso e não deixa os culpados sem castigo.” (Na 1.3) 

O crime não compensa… A justiça tarda, mas não falha. Você acredita nessas afirmações? Há quem duvide. Afinal, existe tanta injustiça e expectativa de impunidade que o mal se alastra em nosso mundo, nas esferas política, econômica e criminal. 

Quando o grande império assírio invadiu o reino de Israel, em 722 antes de Cristo, eles não esperavam castigo. Cometeram atrocidades e humilharam o povo, mas não sabiam que isso só estava acontecendo com a permissão de Deus, e que a hora deles também chegaria. 

Coube ao profeta Naum anunciar que, no tempo de Deus, a justiça seria feita. Ele proclamou: “O Senhor é paciente mas poderoso e não deixa os culpados sem castigo (Na 1.3). O julgamento de Deus contra o seu povo tinha sido necessário, mas o consolo é que Deus também faria justiça contra os seus opressores. 

No tempo certo, Deus faz justiça a toda humanidade. Ele fez o que era justo para podermos ser salvos por meio de Jesus, que levou sobre si o castigo de todos, na cruz. E hoje, ele quer nos guiar para uma nova vida, de amor e santidade. Um dia, Jesus voltará para julgar o mundo, acabando de vez com a impunidade e libertando os que creram em seu amor. 

Mesmo vendo tanta injustiça no mundo, não desanimemos! Deus não deixa a maldade sem castigo, mesmo que seja no acerto de contas do juízo final. Ao mesmo tempo, pacientemente, ele oferece perdão e vida a todos que se arrependem e confiam em Jesus. 

Oremos: Justo e poderoso Deus, continua a ser paciente conosco, ensinando-nos o caminho da tua justiça e fazendo-nos permanecer no teu amor. Ajuda-nos a sermos pacientes e justos com todos também. Em nome de Jesus. Amém.