Publicado em: 04 de agosto de 2022
Com a presença de Deus, desesperar, jamais 

Para: quinta-feira, 04 de agosto de 2022
Texto: Salmo 18.1-6  

“No meu desespero, eu clamei ao Senhor e pedi que ele me ajudasse. Do seu templo no céu o Senhor ouviu a minha voz, ele escutou o meu grito de socorro.” (Sl 18.6) 

 Se perguntarmos o que é a pior coisa que pode acontecer para uma pessoa, a pior mesmo, muitos vão pensar em condições de vida sem alimento, outros em doenças sem cura, e assim teremos muitas hipóteses de respostas. Mas, sem dúvida alguma, poucos irão responder que a pior coisa que pode acontecer na vida de alguém é perder a esperança. 

A falta de esperança faz com que uma pessoa não acredite mais em nada. Muita gente vive num profundo e triste estado de desesperança. O sentimento é de que se perdeu tudo e não há forças para seguir em frente.  

A desesperança está estampada nos olhos. Aparece nos olhos das pessoas que estão vivendo na subnutrição e no abandono total; também percebemos a desesperança no olhar de muitas pessoas que não acreditam mais em nada, de tão desiludidas que estão. Não acreditam mais na justiça, no amor, enfim, na vida. 

Davi escreveu um belo salmo mostrando que compreendia muito bem a importância de jamais nos desesperarmos. No Salmo 18, versículo 6, Davi escreveu: “No meu desespero, eu clamei ao Senhor e pedi que ele me ajudasse. Do seu templo no céu o Senhor ouviu a minha voz, ele escutou o meu grito de socorro”.  

Podemos deixar de acreditar em pessoas, promessas e tantas outras coisas; mas nunca podemos perder a esperança em Deus. Davi diz que Deus é como uma rocha que nos traz segurança e serve como alicerce seguro para nossa jornada de vida. Deus nos dá confiança, fé e vontade de viver.  

Lembrar que no meio das tempestades da vida temos um Deus que nunca nos abandona, mas sempre nos protege e guarda, é motivo para vivermos com esperança. Essa é a mensagem que Cristo, o Salvador, nos trouxe no evangelho.  

Oremos: Deus, tu que és nosso protetor, ajuda-nos a nunca nos desesperançarmos. Dá-nos a certeza de tua companhia em todos os momentos de nossa vida. Amém.