Publicado em: 10 de julho de 2017
Coerência

Para: Segunda-feira, 10 de julho de 2017

Texto: Amós 5.21-24

“Quero que haja tanta justiça como as águas de uma enchente e que a honestidade seja como um rio que não para de correr.” (Am 5.24)

Segundo o último censo religioso nacional de 2010, quase oitenta por cento da população brasileira se diz cristã. Se olharmos esse alto número de pessoas que seguem os preceitos cristãos ensinados por Jesus Cristo, numa primeira impressão, viveríamos numa nação justa, ética e solidária. Entretanto, não é essa a realidade. Corrupção e injustiça assolam todos os setores da sociedade e o Brasil convive com números catastróficos em quase todos os índices necessários para termos uma vida melhor. Mas, se os filhos de Deus são a grande maioria, por que não conseguem mudar essa situação?

A resposta encontramos nas palavras de Deus no Antigo Testamento por intermédio do profeta Amós. Através de Amós, o Altíssimo repreende o seu povo mostrando que mais importante do que as suas ofertas e rituais cúlticos, é viver de maneira justa e decente em seu dia a dia. Ou seja, deveriam ser coerentes com aquilo que eles aprenderam de Deus, seu amor e justiça, em toda a sua vida, e não apenas em suas reuniões. Deus afirma: “Quero que haja tanta justiça como as águas de uma enchente e que a honestidade seja como um rio que não para de correr” (Am 5.24).

Todos nós somos pecadores. Mas Jesus mudou essa situação morrendo por nós! Livrou-nos de toda culpa e deu-nos uma nova vida! Somos santos e puros pelo sangue de Jesus, mas ainda carregamos essa natureza que insiste em desagradar a Deus. Por isso, deixemos de lado toda vida de aparências. É o grande desafio para um mundo mais justo e honesto. E Deus nos deixou o seu Espírito Santo para ajudar nessa tarefa.

Oremos: Querido Deus, ajuda-me a ser coerente, vivendo aquilo que aprendi em tua Palavra, colocando o teu amor e justiça em prática no meu viver. Capacita-me em meu testemunho. Por Jesus, teu Filho, nosso Senhor. Amém.