Publicado em: 22 de maio de 2021
Cheios do Espírito 

Para: sábado, 22 de maio de 2021
Texto: Atos 2.14-21  

É isto o que eu vou fazer nos últimos dias — diz Deus: Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. (At 2.17) 

É fácil perceber quando alguém está embriagado. O comportamento de quem está sob efeito do excesso de álcool muda completamente. E a pessoa embriagada pode acabar fazendo e dizendo coisas que posteriormente causam vergonha e arrependimento.  

No dia de Pentecostes, algumas pessoas que estavam em Jerusalém disseram que os apóstolos estavam embriagados. Elas diziam isso porque estavam confusas diante do milagre que acontecia: os apóstolos estavam falando sobre Jesus em línguas estrangeiras. No entanto, os apóstolos falaram em diferentes línguas não porque estavam cheios de álcool, mas porque estavam cheios do Espírito Santo.  

O apóstolo Pedro confirmou: “Estas pessoas não estão bêbadas, como vocês estão pensando, pois são apenas nove horas da manhã. O que, de fato, está acontecendo é o que o profeta Joel disse: ‘É isto o que eu vou fazer nos últimos dias — diz Deus: Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. (At 2.15-17).  

Aqueles que julgaram mal os apóstolos foram incapazes de perceber a verdade porque estavam endurecidos e cegos pelo pecado. Porém, nem todos reagiram da mesma maneira. Pelo poder do Espírito, quase três mil pessoas foram levadas ao batismo. 

Ainda hoje, a Palavra de Cristo continua sofrendo oposição, zombaria e rejeição. Mas ela é o poder de Deus para nos salvar. É por meio dela que somos enchidos com o Espírito Santo, assim como aconteceu com os apóstolos. O apóstolo Paulo escreveuNão se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus (Ef 5.18). Alimentando-nos com a Palavra de Cristo, o Espírito de Deus luta contra a nossa carne e nos leva a atitudes e palavras que jamais nos causarão vergonha ou arrependimento. 

Oremos: Ó Espírito Santo, governa a minha vida por meio da Palavra de Cristo, para a glória de Deus Pai. Amém.