Publicado em: 10 de abril de 2020
Chegando perto 

Para: sexta-feira, 10 de abril de 2020
Texto: Hebreus 4.14-16  

Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda. (Hb 4.16)  

Muitas pessoas acreditam que necessitam de alguém que seja o elo entre os seres humanos e Deus: acreditam que tal papel pode ser ocupado por um líder religioso, um estudioso, ou, até mesmo, por uma pessoa bastante religiosa. 

Os judeus, no culto que prestavam a Deus, viam a sua principal figura religiosa desempenhando esse papel de elo: o Grande Sacerdote, que, de tempos em tempos, entrava no lugar onde ficava o principal altar, no templo de Jerusalém. Antes de entrar nesse local e ter o direito de entrar na presença de Deus, o Grande Sacerdote deveria se purificar, realizando rituais que lhe possibilitavam estar limpo dos seus pecados e digno de entrar naquele lugar misterioso e santo. 

Jesus, ao dar a sua vida em nosso lugar, assume esse papel de Grande Sacerdote de uma vez por todas, eliminando a necessidade de qualquer intermediário. Diante de Deus, existe uma só pessoa, Jesus Cristo, que nos livra de todos os pecados e mostra que Deus quer que todos sejam salvos. 

A partir do sacrifício desse Grande Sacerdote perfeito, não precisamos de intermediários, nem precisamos ter medo de orar, louvar a Deus ou de estudar a sua Palavra. Por outro lado, somos estimulados para que tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda (Hb 4.16). 

Cristo, o Grande Sacerdote perfeito, nos convida e, ao mesmo tempo, nos mostra como é que Deus faz: ele elimina barreiras e chega perto de nós. 

Oremos: Senhor Deus, obrigado por chegares perto de nós. Perdoa os nossos receios em nos aproximarmos de ti. Aumenta nossa fé e ensina-nos a sermos testemunhas do teu amor. Em nome de Jesus. Amém.