Publicado em: 17 de julho de 2023
Chamados pelo nome

Para: segunda-feira, 17 de julho de 2023
Leia em sua Bíblia: Isaías 43.1-7

“Mas agora, povo de Israel, o Senhor Deus, que o criou, diz: ‘Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu’.” (Is 43.1)

Qual a sensação que experimentamos quando alguém nos chama pelo nosso nome? Talvez isso dependa muito da situação, não é mesmo? Quando fazemos algo errado e alguém nos chama, provavelmente sentimos medo. Mas em uma situação de angústia ser chamado pelo nome pode ser uma esperança de socorro, de ajuda.

Foi o que aconteceu com o povo de Israel. Eles estavam vivendo como prisioneiros na Babilônia e naquele momento Deus os faz relembrar de que os conhece e os chama pelo nome. E, com isso, Deus quer dizer que ele os conhece individualmente. Como é bom sermos chamados pelo nome por alguém que tem carinho por nós, que é nosso amigo! Deus conhece você tão perfeitamente e intimamente que sabe o seu nome e conhece toda a sua vida. Sim, Deus sabe!

Deus pode nos chamar pelo nome, pois ele enviou o seu Filho Jesus para morrer e ressuscitar para a nossa salvação. Graças ao que Jesus fez por nós podemos ter a certeza de que temos um Deus que cuida de toda a nossa vida e que sempre estará ao nosso lado. Assim como Deus prometeu ao seu povo no livro do profeta Isaías, ele também nos chama pelo nome: “Mas agora, povo de Israel, o Senhor Deus, que o criou, diz: ‘Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu’.” (Is 43.1).

É maravilhoso ouvir a voz de um amigo quando enfrentamos um momento de dificuldade, pois nos consola saber que temos alguém que nos ama e que pode nos ajudar. Lembre-se de que este grande amigo é Jesus, e ele também hoje está chamando você pelo seu nome.

Oremos: Querido Deus, obrigado por me conheceres tão bem e sempre me chamares para estar ao teu lado, protegido e guiado por ti. Lembra-me sempre de que sou um filho amado por ti e que eu possa falar do teu nome para que outros também possam escutar o teu chamado. Em nome de Jesus. Amém.