Publicado em: 06 de maio de 2022
Chamados para viver 

Para: sexta-feira, 6 de maio de 2022
Texto: 1Pedro 2.19-25  

“Foi para isso que ele os chamou.” (1Pe 2.21) 

Como você reage ao ouvir seu nome sendo chamado? Depende, não é mesmo? Porém, sob certo aspecto, ter o nome chamado dentro de um contexto social bastante individualista e competitivo como o nosso, onde as relações humanas se deterioram com muita facilidade, já é um alento. Mas, ter o nome chamado para ouvir uma boa notícia é, sem dúvida, algo muito bom e nos faz muito bem. 

Na Primeira Carta de Pedro somos confrontados com o fato de que, como cristãos, por fazermos o bem, passaremos por sofrimentos, os quais precisaremos suportar com paciência. O cristão foi chamado justamente para fazer o bem: “Foi para isso que ele os chamou” (1Pe 2.21). Ele precisa ser a fonte do amor e do bem, da conciliação e da cura. Ele precisa ser o semeador do perdão e da paz, da verdade e da justiça. Não é sem razão que, por causa de seus valores e posicionamentos, o cristão frequentemente é constrangido, preterido e discriminado, mesmo sendo educado e amável na sua forma de falar e viver. 

Sabemos que não é fácil e, num primeiro momento, o chamado de Deus não parece ser um chamado muito interessante ou que traga muitos benefícios, afinal, ele nos coloca em diversas situações difíceis e parece que estamos andando sempre na contramão. Na verdade, o chamado de Deus é fundamental. Ele nos coloca no caminho da vida, fazendo-nos conhecer o amor, o perdão, a compreensão, a tolerância e todos os demais dons, frutos da fé.  

Talvez andemos na contramão da maioria, porém nos alegramos porque Jesus nos deu a vida plena. Por isso, ouvimos com atenção e atendemos com alegria o seu chamado. Que o chamado de Deus seja o grande chamado de nossa vida, fonte de alegria e bênçãos sem fim! 

Oremos: Senhor, obrigado por teres me chamado. A tua companhia me faz muito bem. Fica comigo sempre. Amém.