Publicado em: 21 de novembro de 2017
Certeza na incerteza

Para: Terça-feira, 21 de novembro de 2017

Texto: Marcos 13.32-37

“Mas ninguém sabe nem o dia nem a hora em que tudo isso vai acontecer, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai.” (Mc 13.32)

Existe um ditado popular que diz que existem duas coisas certas na vida: os impostos e a morte. Não precisamos concordar com esse ditado, mas podemos aprender com ele. O ditado ressalta que há coisas que estão fora do nosso controle e vão inevitavelmente acontecer. Algumas coisas nós temos noção de quando acontecerão, como os impostos, mas de outras coisas, como a morte, não. Mas, mesmo assim, sabemos que a morte vem.

É sobre essa incerteza, dentro de uma certeza, que Jesus está falando no evangelho de Marcos, capítulo 13, versículo 32: “Mas ninguém sabe nem o dia nem a hora em que tudo isso vai acontecer, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai” (Mc 13.32). O texto está no final de um sermão profético de Cristo sobre o fim e sobre a sua volta. Ele diz que todos os sinais do fim dos tempos anunciarão que tudo terminará logo, mas assim como a morte, não se sabe quando será. Isso simplesmente ocorrerá, e nem o próprio Filho sabe quando.

Saber de tudo isso que Jesus diz é aprender a realmente deixar que Deus esteja no comando de nossas vidas. Por mais que falar em fim do mundo e em morte possa ser algo que cause medo, ou angústia, ou mesmo dor em nós, ainda assim falar sobre o fim significa lembrar que estaremos plenamente com Cristo, e em Cristo a morte não é mais a certeza, e sim a ressurreição. E o fim do que conhecemos não é mais o fim, e sim novo céu e nova terra.

Oremos: Ó Senhor Deus, tu que és Senhor de tudo, pedimos que sejas também Senhor de nossas vidas. Quando as incertezas vierem nos assombrar, ilumina nossos caminhos para que sempre saibamos que a tua verdadeira vontade é que sejamos salvos por meio da obra de teu Filho Jesus Cristo. Por amor desse teu Filho Jesus Cristo, escuta nossa oração. Amém.