Publicado em: 19 de março de 2023
Cegos que enxergam 

Para: domingo, 19 de março de 2023
Texto: João 9.35-41 

“Então Jesus afirmou: — Eu vim a este mundo para julgar as pessoas, a fim de que os cegos vejam e que fiquem cegos os que veem.” (Jo 9.39) 

Ajoelhado aos pés de Jesus, o cego de nascença que havia sido curado disse: “Eu creio, Senhor!” (Jo 9.38). O homem que havia voltado a enxergar viu com seus próprios olhos o Salvador Jesus e creu nele. E ele ouviu de Jesus algo que chama atenção. 

Jesus disse: “Eu vim a este mundo para julgar as pessoas, a fim de que os cegos vejam e que fiquem cegos os que veem” (Jo 9.39). Isso é algo complicado à primeira vista, mas uma verdade que a Escritura afirma inúmeras vezes e de muitas outras formas: é preciso reconhecer-se doente para poder ser curado. De que adianta uma pessoa oferecer a cura para outra que não vê a sua doença? Ela vai ser completamente desprezada! E o assunto de Jesus aqui não é mais cegueira física, mas aquela cegueira que impede o ser humano de ver quem realmente ele é: pessoa cheia de pecados e que necessita daquilo que somente Jesus tem para oferecer, o perdão de pecados. Agora, de que adianta Jesus oferecer perdão para alguém que julga fazer todas as coisas certas e não reconhece em si essa necessidade? Jesus só encontra desprezo em corações soberbos assim. 

Um pecador arrependido encontra cura e perdão em Jesus. Quem julga fazer todas as coisas sem pecado, despreza aquele que veio para dar aquilo que nos seres humanos não é possível encontrar: perdão e salvação. 

O homem cego que foi curado por Cristo reconheceu a sua necessidade do amor de Jesus e foi perdoado de suas culpas! Já os outros homens, que desprezaram aquele cego pecador e Jesus como Salvador, continuaram carregando suas culpas e pecados. 

Jesus oferece o mesmo perdão para você e para mim. Ele abre os nossos olhos e cura nossa cegueira espiritual com seu amor e perdão. 

Oremos: Senhor Jesus. Os meus pecados me fizeram cego para ti. Obrigado pelo teu perdão e tua salvação. Reconheço que preciso deles. Em teu nome. Amém.