Publicado em: 23 de agosto de 2017
Casamento em crise?

Para: Quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Texto: Efésios 5.20-21

“Sejam obedientes uns aos outros, pelo respeito que têm por Cristo.” (Ef 5.21)

A mulher teve a coragem de buscar ajuda. Era o seu relacionamento conjugal em crise. E enviou um e-mail ao pastor. Entre tantas coisas, ela escreveu: “Eu gostaria que ele fosse atencioso e que largasse um pouco a agenda e percebesse os pequenos detalhes. Ele é indiferente!”

O marido, mais tarde, reconheceu seu desleixo e descuido em muitos momentos. Mas também procurou justificar-se: “Ela está sempre querendo perfeição. Quando chega do trabalho, não larga o telefone e está sempre conectada. Não percebe que sou gente, que tenho sentimentos e que vivo dias difíceis”.

Em resumo, tanto o marido quanto a esposa reconheceram a gravidade da situação. Admitiram que estava “entrando água no barco” do relacionamento conjugal. Infelizmente, ambos procuravam colocar a carga maior da culpa no outro.

Na sua carta aos Efésios, o apóstolo Paulo inicia o capítulo 5 dizendo: “Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou” (v.2). E, então, com muita sinceridade, vai ao centro dos problemas: “Sejam obedientes uns aos outros, pelo respeito que têm por Cristo” (Ef 5.21). As crises em nossas famílias e casamentos não são apenas por causa das dificuldades econômicas, falta de diálogo, vícios, dificuldades na educação dos filhos ou outros problemas. Quando deixamos de lado o amor de Cristo e o respeito por ele, mais depressa a água inunda a embarcação.

O “assim como Cristo nos amou” é a solução para as crises familiares de cada dia e o respeito a Cristo nos desafia a olhar para o outro com o mesmo respeito, perdão e amor com que ele nos olha diariamente.

Oremos: Pai, somos difíceis e insistimos em colocar a culpa nos outros. Perdoa-nos. Ensina-nos a viver a vida em família usando como modelo o teu jeito de amar e perdoar. Em nome de Jesus. Amém.