Publicado em: 04 de abril de 2022
Cansados 

Para: segunda-feira, 4 de abril de 2022
Texto: Salmo 31.9-16  

“Os meus olhos estão cansados de tanto chorar; estou esgotado de corpo e alma.” (Sl 31.9) 

Nós estamos em meio à pós-modernidade e vivemos em um mundo diverso e conectado. A nossa agenda, diária ou semanal, consome nosso tempo, nossas forças e nosso ânimo. O cansaço se estabelece como um dos males da era pós-moderna e um dos componentes da depressão. Olhando o cenário social de nosso país, parece ser natural estarmos cansados da injustiça social, de vermos milhares que possuem mínimas condições de sobrevivência. Estamos cansados do período de pandemia e de suas consequências, cansados da morte, cansados de chorar e não ter forças ou ânimo para intervir nessas situações.  

O autor do Salmo 31 também estava cansado: “Os meus olhos estão cansados de tanto chorar; estou esgotado de corpo e alma” (Sl 31.9). Contudo, ao mesmo tempo que se declarava cansado, Davi disse onde encontrava consolo: “Porém a minha confiança está em ti, ó Senhor; tu és o meu Deus” (Sl 31.14). 

Jesus Cristo igualmente nos lembra de que nele encontramos descanso: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28). Essas palavras de Cristo, além de mostrarem as promessas de Deus, são a certeza de que não estamos sós em nossa jornada terrena. Jesus caminha ao nosso lado e renova, com sua palavra, o nosso ânimo, a nossa fé e a nossa esperança a fim de que não nos desviemos do caminho.  

Mesmo que você esteja enfrentando tempos difíceis, esgotado de corpo e alma, tenha certeza de que as lágrimas e o cansaço do presente se converterão em júbilo e alegria junto dele, Jesus, seja aqui ou na eternidade.  

Oremos: Gracioso e eterno Deus, que a certeza da tua presença em nossa vida seja para consolo e conforto na certeza de que tu enxugarás todas as nossas lágrimas e nos levarás para junto de ti, no lugar do descanso eterno. Em nome de Jesus. Amém.