Publicado em: 12 de janeiro de 2023
Calar ou falar

Para: quinta-feira, 12 de janeiro de 2023
Leia em sua Bíblia: Salmo 40.9-11

“Eu contei a boa notícia de que tu nos salvas.” (Sl 40.9)

Há momentos na vida em que o silêncio é importante. Permanecer calado pode evitar uma discussão e nos ajudar a ter um dia ou uma noite de paz. Sim, cada um de nós já deve ter se arrependido de abrir a boca em alguns momentos da vida. Ah, se pudéssemos voltar no tempo! Quantas pessoas deixaríamos de magoar!

Por outro lado, há momentos em que falar é necessário. Romper o silêncio para defender o nome e a honra de alguém é um grande desafio. Cada um de nós igualmente já deve ter se arrependido do silêncio quando a atitude mais sábia era falar.

Ao finalizar o Salmo 40, Davi chegou à conclusão de que era tempo de falar às outras pessoas sobre o Senhor em quem ele confiava. Isso fica bem claro quando ele disse: “Ó Senhor Deus, na reunião de todo o teu povo, eu contei a boa notícia de que tu nos salvas. Não tenho guardado para mim mesmo a notícia da tua salvação. Tenho sempre falado da tua fidelidade e do teu poder salvador. Não fiquei calado a respeito do teu amor” (Sl 40.9-10).

O salmista fala sobre os motivos que o levaram a testemunhar sua fé: o amor, a fidelidade e a salvação oferecidos pelo Senhor. Que este mesmo amor maravilhoso e a fidelidade de Deus, que cumpriu a sua promessa enviando Jesus para ser o nosso salvador, nos motivem a falar sobre a fé que temos nele para os que nos cercam. Isso pode fazer uma grande diferença na vida e na eternidade de muitas pessoas. É tempo de falar porque “a boca fala do que o coração está cheio” (Mt 12.34). E o coração está cheio de salvação, da fidelidade de Deus e do seu amor, por meio de Jesus Cristo.

Oremos: Pai querido, um dia alguém foi teu instrumento para nos falar sobre as tuas promessas e o teu amor. Obrigado porque há muitos que não se calam, mas testemunham em ações e palavras sobre a salvação eterna que ofereces por meio de Jesus. Em nome de Jesus nós agradecemos. Amém.