Publicado em: 24 de novembro de 2023
Buscarei as minhas ovelhas

Para: sexta-feira, 24 de novembro de 2023
Leia em sua Bíblia: Ezequiel 34.11-24 

Como um pastor busca as suas ovelhas que estão espalhadas, assim eu buscarei as minhas ovelhas e as trarei de volta de todos os lugares por onde foram espalhadas naquele dia de escuridão e desgraça. (Ez 34.12) 

A figura do pastor e as suas ovelhas é bem conhecida na Bíblia Sagrada. O pastor cuidava do seu rebanho, levando-o a bons pastos e às fontes de água. Além disso, protegia-o de animais ou de ladrões. Hoje, quando lemos sobre isso, podemos fazer uma comparação com Deus, o nosso pastor. Por exemplo, o Salmo 23 diz que o Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Essa ideia, portanto, de Deus como alguém que cuida e protege, acompanha a igreja cristã de todos os tempos. 

O profeta Ezequiel fala a respeito do cativeiro babilônico. O povo de Israel enfrentava esse cativeiro, longe da sua terra, em razão da sua infidelidade a Deus. Agora, já arrependidos, viviam a expectativa do retorno para casa. Eles foram contemplados pelas palavras do próprio DeusComo um pastor busca as suas ovelhas que estão espalhadas, assim eu buscarei as minhas ovelhas e as trarei de volta de todos os lugares por onde foram espalhadas naquele dia de escuridão e desgraça” (Ez 34.12). 

O pecado afasta as pessoas de Deus. Elas andam por seus próprios caminhos, na escuridão e morte. Vivem uma liberdade que não é real e ignoram os chamados de volta. E quando tomam consciência do seu erro, percebem o quanto elas têm sido pecadoras e precisam do perdão de Deus. Ainda bem que temos um Deus amoroso que constantemente vai em busca da ovelha perdida para trazê-la para perto dele. Ele usa situações ou pessoas para levar o indivíduo a reconhecer a sua fragilidade e dependência do amor e da misericórdia de Deus em sua vida.  

Que bom podermos nos sentir seguros novamente, com o perdão dos nossos pecados e reconciliação com Deus! Ele fez isso por nós por meio de Jesus que morreu por todos os nossos pecados e nos deu a garantia de uma vida com Deus. Assim cremos e vivemos. 

Oremos: Querido e bondoso Deus, somos guiados por ti. Obrigado por sempre nos trazeres de volta. Não queremos pecar. Ajuda-nos. Amém.