Publicado em: 24 de setembro de 2022
Brilhar como estrelas no céu 

Para: sábado, 24 de setembro de 2022
Texto: Filipenses 2.12-18  

No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu.” (Fp 2.15)

O apóstolo Paulo menciona duas realidades. A primeira é de que existem as trevas. Nelas estão as pessoas más, que não querem saber de Deus. Elas pertencem a uma geração pervertida e corrupta. A segunda é de que existe a luz. Nessa luz estão aqueles nos quais Deus “está sempre agindo para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações” (Fp 2.13). 

É necessário que a luz seja acesa e brilhe no meio das trevas espirituais da descrença e do pecado. Para tanto, o apóstolo recomenda aos cristãos filipenses e a todos nós: “Continuem trabalhando com respeito e temor a Deus. Façam tudo sem queixas nem discussões para que vocês não tenham nenhuma falha ou mancha”, e assim possam “brilhar como as estrelas no céu”, num testemunho constante da mensagem da vida – a salvação em Cristo Jesus (Fp 2.12-15). 

Quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Só sabe que está perdido e precisa de luz. E Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12). E aos seus seguidores, o Salvador recomenda: “a luz de vocês deve brilhar para que os outros – os que estão nas trevas – vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai (de vocês) que está no céu” (Mt 5.16). 

Façamos, cada um de nós, a nossa parte nessa missão de “brilhar como as estrelas no céu”. Em resumo, isso se faz amando a Deus acima de tudo e ao nosso próximo como a nós mesmos. Que o amor de Jesus, que deu a sua vida por nós, nos mova e impulsione para assim vivermos testemunhando da nossa fé, sendo luzes neste mundo. 

Oremos: Só tu, ó Jesus, pela ação do Espírito Santo, podes livrar-nos das falhas e manchas em nosso viver e, dessa forma, nos habilitar a brilhar no meio das trevas deste mundo. Inspira-nos com o teu exemplo e amor e fortalece a nossa fé. Amém.