Publicado em: 15 de outubro de 2017
Bons mestres sabem

Para: Domingo, 15 de outubro de 2017 – Dia do Professor

Texto: Marcos 10.17-22

“Quando Jesus estava saindo de viagem, um homem veio correndo, ajoelhou-se na frente dele e perguntou: — Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?” (Mc 10.17)

Dia 15 de outubro é o Dia do Professor. Alguém disse, certa vez, que a arte de ensinar, mais do que dar respostas, é saber mostrar como se faz as perguntas certas. O evangelista Marcos, no capítulo 10, versículo 17, conta que “quando Jesus estava saindo de viagem, um homem veio correndo, ajoelhou-se na frente dele e perguntou: — Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?”

O diálogo de Jesus com o rapaz termina com um final triste, pois ele, sendo rico, percebe que não conseguia fazer o que era necessário. Mas a gente pode se enganar quando imagina que o problema era a riqueza que o jovem não estava disposto a renunciar. O problema, como Jesus mostrou, era mais profundo. O jovem estava fazendo a pergunta errada.

Todas as vezes em que achamos que nós podemos conhecer a Deus com nossa própria inteligência, seguimos o caminho errado. Sempre que achamos que o que fazemos vai nos tornar merecedores do amor de Deus, também nos enganamos. Quando achamos que podemos pagar um preço por nossa salvação, estamos ainda mais longe da verdade.

A pergunta não é o que nós podemos ou devemos fazer para ser salvos, mas o que Jesus fez por nós. Parece estranho, mas é isso mesmo. Ele já fez tudo, na sua vida, na cruz, na ressurreição. Hoje, Jesus só quer que confiemos no seu amor. Se não compreendemos essa verdade, pode ser que algumas coisas ainda estejam tapando a nossa visão, nos atrapalhando a entender.

No caso daquele rapaz, a riqueza não o deixava fazer a pergunta certa e reconhecer que precisava totalmente de Jesus. Na sua vida, há algo tão dominante que pode estar tomando o lugar de Deus? Na dúvida, faça a pergunta certa: “Senhor, o que podes fazer por mim? Jesus, o que já conquistaste para mim?”

Oremos: Deus amado, cuida de mim. Perdoa-me por ainda saber tão pouco sobre ti. Ensina-me, como bom mestre, o teu caminho em Jesus. Amém.