Publicado em: 12 de dezembro de 2023
Boas notícias para quem?

Para: terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Leia em sua Bíblia: Isaías 61.1-4 

“O Senhor Deus me deu o seu Espírito, pois ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres.” (Is 61.1) 

Parece simples explicar o que são boas notícias. No entanto, dependendo do público que recebe a notícia, ela pode ter diferentes dimensões e provocar diferentes reações. Para quem já está de barriga cheia, dizer que o almoço está pronto não parece ser a melhor das notícias. Mas é diferente para quem há horas espera pela comida quentinha.  

O capítulo 61 do livro de Isaías refere-se ao Messias, suas características e suas ações: “O Senhor Deus me deu o seu Espírito, pois ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres” (Is 61.1)Quando analisadas superficialmente, parecem notícias boas, utópicas ou até mesmo injustas, se consideramos a liberdade para os que estão em prisão”. No entanto, como escreve o apóstolo Paulo aos filipenses, “a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês pois vocês estão unidos com Cristo Jesus” (Fp 4.7). Tudo o que falamos de Deus, do seu amor e da sua capacidade de transformar necessidades em boas notícias, passa por comparações e figuras de linguagem limitadas. 

Deus conhece o sofrimento como a palma da sua mão. O Messias prometido, Jesus, animou os aflitos, anunciou a libertação para todos que estavam escravizados de algo, para dar coroa de alegria para os que choram, perfume de felicidade em vez de lágrimas e roupas de festa em vez de luto. Isso sim são boas notícias para todos, cada um segundo sua necessidade. vinda de Jesus provocou uma mudança de foco. O que gera a tristeza no ser humano estava sendo consertado: não com a troca de governo, com encobrir do problema, mas com o perdão, total e completo por meio da vida e morte do Salvador Jesus Cristo, o Filho de Deus e Messias prometido. 

Oremos: Deus, obrigado por enviares aquele que solucionaria o problema para sempre. Dá-nos forças para vivermos com esta esperança de uma nova realidade. Em nome de Jesus. Amém.