Publicado em: 20 de julho de 2021
Bênção para as nações 

Para: terça-feira, 20 de julho de 2021
Texto: Gênesis 18.17-19  

“Os seus descendentes se tornarão uma nação grande e poderosa, e por meio dele eu abençoarei todas as nações da terra.” (Gn 18.18) 

Você conhece alguém que já teve que, por um ou outro motivo justificado, modificar ou mudar de nome? A genealogia bíblica apresenta alguns casos com razões bem específicas. No Novo Testamento, por exemplo, houve o caso de Saulo, nome romano cujo significado era “pedido a Deus”. Após a sua conversão, Saulo passou a ser chamado de Paulo por Deus, nome hebraico que significa “pequeno” ou “de baixa ou pouca estatura”.  

No Antigo Testamento há o exemplo de Abrão, nome do primeiro patriarca. Ele era filho de Terá e descendente de Sem e seu nome foi mudado por Deus para Abraão, cujo significado se tornou “pai de uma multidão”. Abraão tinha a idade de noventa e nove anos quando isso aconteceu. Deus o escolheu e o chamou em Ur, da Caldeia, para ser um grande líder do povo de Deus, conhecido como o pai dos crentes de todos os tempos. 

Ao se referir a Abraão, Deus disse: “Os seus descendentes se tornarão uma nação grande e poderosa, e por meio dele eu abençoarei todas as nações da terra” (Gn 18.18). E foi assim: por meio de Abraão e de sua descendência, Deus enviou o Messias, de quem todas as nações podem receber a bênção da salvação mediante a fé nele. Abraão foi fundamental no plano divino da salvação por meio de Jesus Cristo, o Messias. 

Do anonimato à fama, Deus tornou Abraão uma bênção para uma grande multidão. Assim, todos os povos da Terra se beneficiaram dessa gloriosa promessa divina. Deus salvou e redimiu o seu povo por intermédio de Cristo Jesus e nos deu o poder de sermos feitos filhos de Deus, nação dos que creem, e cujos nomes estão inscritos no Livro da Vida. 

Oremos: Senhor Deus, graças te rendemos por teres abençoado todos os povos do mundo por meio de líderes fiéis que nos guiaram, serviram e nos inspiram como referências para uma vida dedicada a ti. Por Jesus Cristo, o Messias, o Salvador. Amém.