Publicado em: 08 de fevereiro de 2023
Bênção ou maldição

Para: quarta-feira, 08 de fevereiro de 2023
Leia em sua Bíblia: Deuteronômio 30.1-14

“Moisés disse ao povo: — Eu já anunciei a vocês as bênçãos e as maldições que Deus prometeu mandar. Quando ele fizer cair sobre vocês os castigos, e vocês estiverem espalhados por todas as nações onde o Senhor, nosso Deus, os tiver jogado, vocês lembrarão daquelas bênçãos e maldições.” (Dt 30.1)

Moisés, o líder de Israel, estava próximo da sua morte. E antes de morrer, como em um discurso de despedida, relembra e orienta o povo a respeito das bênçãos e maldições que Deus iria enviar sobre eles diante do cumprimento, ou não, da vontade divina.

As bênçãos viriam se o povo fosse fiel a Deus e cumprisse a sua vontade. Se eles se voltassem a Deus com o coração arrependido, pedindo perdão a Deus, e se eles realmente confiassem em Deus de todo o seu coração.

Mas, por que a necessidade de voltar? Porque eles tinham desobedecido. Eles tinham abandonado a Deus. E voltaram-se para outros deuses. Eles buscaram ajuda e socorro em quem não podia ajudar. Por isso a maldição de Deus pesava sobre eles. Moisés, como um pai amoroso, não desejava que o povo sofresse longe de Deus, e por isso os orienta e os chama ao arrependimento.

A boa notícia é que Deus estava pronto a perdoar, pronto a receber este povo de volta. Tanto era verdade que Moisés disse ao povo: “Portanto, se vocês e os seus descendentes se voltarem arrependidos para Deus e com todo o coração e com toda a alma obedecerem ao que ele manda fazer, conforme as ordens que hoje eu estou dando a vocês, então o Senhor, nosso Deus, terá pena de vocês” (Dt 30.2-3).

Essa promessa de perdão de Deus não valeu apenas para Moisés e o povo de Israel, mas ela vale para cada um de nós, hoje. Para cada pessoa que desobedeceu a Deus e à sua palavra e que, arrependido, pede perdão. A oferta do perdão e de muitas bênçãos é para nós, hoje. Por isso, nós temos a oportunidade do perdão, da salvação e de muitas bênçãos aqui na terra hoje, por meio do filho de Deus, Jesus Cristo, o nosso Salvador.

Oremos: Querido Jesus, derrama sobre nós as tuas ricas bênçãos para que nós possamos ser uma bênção para o nosso próximo. Em nome de Jesus. Amém.