Publicado em: 08 de março de 2024
Beleza e fé

Para: sexta-feira, 08 de março de 2024

Texto: Provérbios 31.30

“A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada” (Pv 31.30).

No mundo de hoje, muitas mulheres aparecem na mídia e fazem sucesso por causa de sua aparência física. Mas esse sucesso é momentâneo. Poucos anos depois, são esquecidas e outras tomam o seu lugar, mesmo porque o paradigma muda de tempos em tempos.

Inversamente, no campo espiritual, mulheres que de alguma forma se destacaram no serviço a Deus e ao próximo, continuam sendo lembradas por gerações. Podemos citar exemplos como Maria, a mãe de Jesus, Maria Madalena, Lídia, a primeira convertida da Europa, entre tantas outras mulheres dos tempos bíblicos. Se buscarmos por mulheres do nosso tempo, lembramos Madre Teresa de Calcutá, Zilda Arns, entre outras, que até hoje continuam sendo exemplos de fé e dedicação ao próximo.

Mas se você tivesse que lembrar o nome das últimas mulheres que ganharam o título de Miss Brasil ou Miss Universo, quantas lembraria?

A Bíblia nos faz entender que a beleza é fugaz, mas a fé é duradoura. Salomão, do alto de sua sabedoria, já havia constatado essa verdade. Ele diz no livro bíblico de Provérbios, capítulo 31, versículo 30: “A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada”.

De modo algum Deus condena a beleza. Pelo contrário, louvamos diariamente a Deus por toda a beleza da criação, inclusive da mulher. Mas não podemos confiar nela como meio de salvação. Deus nos convida a confiarmos em algo que não muda com o tempo. E não há nada mais duradouro nem mais confiável que a promessa de Deus, pois ela está lastreada na obra de Jesus por nós na cruz e sua ressurreição. A beleza física pode mudar, mas a sua fé permanecerá para sempre.

Oremos: Senhor, obrigado pela beleza da tua criação. Obrigado pelo exemplo de fé e dedicação de tantas mulheres que nos ensinaram e ensinam com suas vidas. Em nome de Jesus. Amém.