Publicado em: 24 de agosto de 2022
Bateu, levou 

Para: quarta-feira, 24 de agosto de 2022
Texto: Romanos 12.14-16  

“Peçam que Deus abençoe os que perseguem vocês.” (Rm 12.14)  

Nossos relacionamentos são marcados pelo “bateu, levou”. Ou seja, todos nós temos um desejo intenso de nos vingar das pessoas que fazem mal contra nós, pagando com a mesma moeda. 

O apóstolo Paulo começou o capítulo 12 da sua Carta aos Romanos falando sobre como as misericórdias de Deus, em Cristo, nos tornam novas criaturas pela fé. Ele diz que uma série de coisas incríveis acontecem por causa das misericórdias de Deus. Entre elas, chama-nos a atenção quando ele diz: “Peçam a Deus que abençoe os que perseguem vocês. Sim, peçam que ele abençoe, e não que amaldiçoe” (Rm 12.14).  

Quando temos o desejo forte de punir os que nos perseguem e fazem o mal contra nós, o apóstolo nos convida a orar a Deus por essas pessoas para que ele as abençoe. Quando temos o desejo de que as pessoas que dificultam a nossa vida se deem mal, somos convidados pelo apóstolo a orar por elas, suplicando a bênção de Deus sobre a vida delas. 

Abençoar os que nos perseguem é muito difícil para nossa natureza pecaminosa. No entanto, quando lembramos que ele está falando para pessoas como você e eu, que fomos alcançados pelas misericórdias de Deus em Cristo, compreendemos que essas coisas são possíveis. Pela fé, o Espírito Santo invadiu o nosso coração e ocasionou uma verdadeira revolução dentro de nós. Desejos antigos e pecaminosos como o da vingança e retribuição foram substituídos pelos valores do Salvador Jesus – os frutos que o Espírito Santo trabalha em nossos corações. Entre eles, o desejo de orar ao Senhor para que ele abençoe aqueles que nos perseguem e fazem o mal contra nós. Então que tal respondermos a todos os que nos perseguem com uma súplica a Deus para que abençoe a vida deles e transforme seu coração? 

Oremos: Senhor Jesus, como suplicaste ao Pai por todos aqueles que te feriam, pedimos que nos ajudes a orar por todos os que nos perseguem. Amém.