Publicado em: 27 de dezembro de 2021
Bandeira da liberdade 

Para: segunda-feira, 27 de dezembro de 2021
Texto: Efésios 1.3-10  

“Pois, pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados.” (Ef 1.7)

Na bandeira do Brasil, lemos a frase “ordem e progresso”. Também na bandeira do estado do Espírito Santo podemos ler “trabalha e confia”. Mas você já percebeu a inscrição na bandeira do estado de Minas Gerais? O que significa a mensagem “libertas quae sera tamen”? Traduzindo do latim para a língua portuguesa, temos: “liberdade ainda que tardia”. Assim, essa bandeira faz uma alusão à liberdade que os inconfidentes mineiros desejavam para o Brasil. Inclusive, esse desejo de liberdade custou a vida do mártir Tiradentes, em 1792. 

Na sua Carta aos Efésios, o apóstolo Paulo também fala de uma liberdade conquistada, não aquela da luta de mártires pela libertação em relação a governos e nações, mas a liberdade que Jesus Cristo conquistou para nós quando veio ao mundo, morreu na cruz do Calvário e, ao terceiro dia, ressuscitou em glória e poder. Ele escreveu: “Pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados” (Ef 1.7). 

Paulo afirma que, em Cristo, somos libertos das garras do pecado, da morte e do poder do Diabo. Se antes, por causa do nosso pecado, éramos escravos, agora, com sua morte na cruz, Cristo nos torna livres, libertos. Paulo nos fala de uma liberdade que não tarda, que não demora, mas que é concreta, verdadeira, plena, mediante a obra de Jesus Cristo em favor de toda a humanidade. 

Assim, eu e você podemos erguer a bandeira de Cristo, a bandeira da liberdade, a bandeira que mostra a libertação do peso e da escravidão do pecado. Nela está escrito: “Tudo está completado!” (Jo 19.30). Em Cristo, a luta está ganha! Anunciemos, com fé, que Jesus preparou libertação para todos, sem exceção! Nele temos perdão, vida e salvação. 

Oremos: Amado Deus, obrigado pela liberdade que tenho em Cristo. Que eu seja também um mensageiro dessa verdadeira vitória, tremulando a bandeira de Jesus a todos os povos e todas as nações. Amém.