Publicado em: 05 de março de 2021
Avisos que salvam

Para: sexta-feira, 5 de março de 2021
Texto: Ezequiel 33.7-20  

Agora, homem mortal, eu estou pondo você como vigia de toda a nação de Israel. Você dará a eles os avisos que eu lhe der.” (Ez 33.7)

É fácil repreender um amigo ou avisá-lo para deixar um caminho errado e seguir o correto? Muitas vezes, avisamos. Em outras, preferimos não nos “meter na vida alheia. E quando você é aquele que foi avisado? Como você encara o aviso, ou o conselho? E como reagimos quando os avisos vêm da parte de Deus, da sua santa Palavra, da Bíblia?    

Na época do profeta Ezequiel, as cidades eram cercadas por muros de proteção. O vigia ficava na torre de observação e, quando o inimigo se aproximava, o vigia tocava a trombeta que funcionava como uma espécie de alarme. O povo, então, entrava em segurança nos muros da cidade e se preparava para a defesa. O vigia tinha de ser alguém de total confiança. Ele não podia ser irresponsável, nem dormir em serviço. 

Deus chamou Ezequiel para ser um vigia espiritual, um representante de Deus para avisar o povo“Agora, homem mortal, eu estou pondo você como vigia de toda a nação de Israel. Você dará a eles os avisos que eu lhe der” (Ez 33.7). A responsabilidade era grande pois, se Ezequiel não mostrasse o pecado do povo e o povo viesse a ser condenado por andar longe de Deus, a culpa seria dele por não avisar o povo sobre o inimigo. Porém, se o vigia fosse fiel à sua vocação, a culpa recairia sobre o povo por não dar ouvidos aos conselhos de Deus.  

Na Palavra de Deus temos os avisos de Deus para esta vida e para a eternidade. Como filhos de Deus, somos chamados a proclamar a maravilhosa mensagem do amor de Jesus Cristo para todos. Muitos ainda estão longe de Cristo. A missão não é fácil. No entanto, a promessa de Deus é que ele nos dará a força, a coragem e a fé para avisarmos o mundo de que Jesus é o caminho, a verdade e a vida e que, sem ele, não há salvação. 

Oremos: Amado Deus, somos gratos a ti pelos avisos da tua Palavra. Ajuda-nos a ouvirmos e a seguirmos os teus conselhos para esta vida e para a eternidade. Em nome de Jesus, o Salvador. Amém.