Publicado em: 13 de novembro de 2021
Avaliando nossos cansaços 

Para: sábado, 13 de novembro de 2021
Texto: 2Tessalonicenses 3.6-13  

“Mas vocês, irmãos, não se cansem de fazer o bem.” (2Ts 3.13) 

Quando foi a última vez que você se sentiu cansado? Talvez tenha sido ontem ou talvez esteja exausto neste momento. É curioso como há diferentes tipos de cansaço. Às vezes chegamos em casa exaustos e, no entanto, nos sentimos felizes pois trata-se de um cansaço agradável, acompanhado de um sentimento de realização. Já em outros momentos percebemos um desânimo que nos impede de nos erguermos para continuar as nossas tarefas. Nesses momentos é preciso saber o porquê do desânimo. Talvez seja por preguiça. Talvez seja pela ingratidão dos outros ou, ainda, por uma percepção de que o nosso trabalho não faz diferença.

O que tem trazido cansaço para sua vida? Preguiça? No capítulo 3 da Segunda Carta de Paulo aos Tessalonicenses, a Palavra de Deus condena a preguiça. Na época, alguns justificavam o abandono do trabalho com a iminente segunda vinda de Jesus. Mas Paulo não aceitou as desculpas e declarou: “Quem não quer trabalhar que não coma” (2Ts 3.10).

O que tem nos cansado? Se o que tem nos cansado é a ingratidão e a falta de reconhecimento, a Bíblia nos orienta a trabalhar e ajudar, focando o nosso olhar e a nossa esperança em Deus, desejando agradar a Deus e não a seres humanos. Se o que tem nos cansado é o sentimento de impotência, lembremos que Deus nos convida a confiar em suas promessas e em sua obra, afirmando que no tempo certo chegará a colheita.

“Mas vocês, irmãos, não se cansem de fazer o bem” (2Ts 3.13), afirmou Paulo. Independentemente da situação, não nos cansemos de fazer o bem. Usando o privilégio de descansar em Jesus, que cumpriu todo o seu trabalho carregando nossos pecados, renovemos as nossas forças e trabalhemos com força, ânimo e convicção.

Oremos: Querido Deus, obrigado por trabalhares intensamente por mim, mesmo eu não merecendo. Ajuda-me a encontrar contínua disposição para ajudar as pessoas ao meu redor. Amém.