Publicado em: 16 de julho de 2017
Autenticidade

Para: Domingo, 16 de julho de 2017

Texto: Marcos 6.14-29

“Herodes tinha medo dele, pois sabia que ele era um homem bom e dedicado a Deus.” (Mc 6.20)

Você já ouviu alguém que dissesse: “Eu sou honesto, mas não praticante”? Será que você realizaria negócios com uma pessoa assim? Claro que não. Pois, ou a pessoa é honesta ou desonesta! Também é impossível alguém afirmar que é cristão não praticante.

O texto bíblico de Marcos, capítulo 6, nos mostra dois personagens muito antagônicos: Herodes e João Batista. O rei Herodes gostava de ouvir a mensagem de João Batista que anunciava sobre o Reino de Deus e sobre como as pessoas deveriam viver segundo a vontade divina. Porém, Herodes gostava de ouvir, mas não de praticar. Ele não mudava sua vida em adultério com a mulher de seu irmão, e, mais tarde executou o servo inocente de Deus. João Batista, por sua vez, teve o reconhecimento até mesmo de seu algoz Herodes de que era alguém que andava fielmente pelos caminhos de Deus. O rei sabia que “ele era um homem bom e dedicado a Deus” (Mc 6.20). João não vivia de aparências, mas era autêntico e falava o que era necessário, pois sabia da sua responsabilidade como mensageiro do Pai celestial.

Com o lavar regenerador do Espírito Santo, nós somos lavados de todos os nossos pecados e Deus nos tira toda culpa por causa da obra de seu Filho unigênito, Jesus Cristo. Ainda carregamos uma natureza que insistirá em contrariar a Deus. Mas ele nos capacitará pela ação da sua Palavra em nossas vidas para que deixemos tudo o que é errado perante os seus olhos e busquemos realizar aquilo que lhe agrada em nosso viver diário. Esse é o nosso grande desafio: coerência entre o ensino cristão que conhecemos e a nossa prática de fé diária. Que Deus nos capacite para isso hoje e sempre!

Oremos: Meu Pai celestial, que eu sempre me dedique a seguir os teus ensinos, motivado pelo maravilhoso perdão, e pela vida plena e eterna que o meu Salvador Jesus me garantiu. Por Jesus. Amém.