Publicado em: 28 de setembro de 2021
Até quando? 

Para: terça-feira, 28 de setembro de 2021
Texto: Habacuque 1.1-4  

“Ó Senhor Deus, até quando clamarei pedindo ajuda, e tu não me atenderás? Até quando gritarei: ‘Violência!’, e tu não nos salvarás?” (Hc 1.2) 

Talvez você já tenha observado algumas injustiças aqui neste mundo e perguntado: onde está Deus? Por que ele não faz nada? Ou então: por que ele permite que as coisas sejam assim? Até quando? 

O profeta Habacuque viveu no sétimo século antes de Cristo. O seu nome significa “aquele que abraça”. Por meio dele, Deus abraçou um povo que sofria com a opressão do Império Babilônico e ofereceu uma mensagem de perseverança e confiança na providência e sabedoria divinas.  

O livro inicia com uma oração dramática e totalmente sincera: “Ó Senhor Deus, até quando clamarei pedindo ajuda, e tu não me atenderás? Até quando gritarei: ‘Violência!’, e tu não nos salvarás? Por que me fazes ver tanta maldade? Por que toleras a injustiça? Estou cercado de destruição e violência; há brigas e lutas por toda parte” (Hc 1.2-3). 

Qualquer semelhança com os nossos dias não é mera coincidência. As consequências da desobediência humana à lei de Deus e os efeitos do pecado podem ser vistos por toda parte. Até quando será assim? Até o dia em que Jesus vier, julgar os vivos e os mortos e conduzir aqueles que nele confiam para um novo lar, onde tudo será perfeito, justo e eterno. Como você poderá estar nesse lar? Creia em Jesus, aquele cujo reino não é deste mundo, aquele que venceu o pecado e a morte ao morrer na cruz e ressuscitar ao terceiro dia. Em Cristo somos abraçados por Deus e salvos eternamente. 

O profeta Habacuque entendeu que o justo viverá por fé! Deus estava e está no controle de tudo. Confie nele, apesar das circunstâncias. Ele sabe o que faz. 

Oremos: Obrigado, Senhor, pelo teu amor. Que o teu Santo Espírito traga paz ao coração das pessoas para que a violência diminua e haja mais amor entre nós. Ajuda-me a confiar em ti em todos os momentos e a saber que tu estás no controle de tudo. Por Jesus. Amém.