Para: quinta-feira, 29 de maio de 2025
Texto: Atos 1.1-11
“Vocês serão batizados com o Espírito Santo.” (At 1.5)
Existem pedras que foram esculpidas pela água, em grutas e cascatas. São objetos sólidos transformados para sempre. Jesus também utiliza a água para fazer algo maravilhoso. Você já deve ter visto a cena. Um padre ou pastor batiza uma pessoa em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ali, por meio da Palavra de Deus, ligada à água, o Espírito Santo é derramado pelo Pai para uma poderosa transformação na vida da pessoa batizada.
Hoje, a tradição cristã celebra a subida de Jesus ao céu – a “Ascensão do Senhor” -, que ocorreu 40 dias após a sua ressurreição. Naquela ocasião, ele revelou aos seus apóstolos que, dali a poucos dias, eles seriam “batizados com o Espírito Santo” (At 1.5). O batismo não é apenas água simples, mas é água ligada à Palavra de Deus que cumpre a ordem divina, a fim de recebermos o Espírito Santo. Se o moldar de uma pedra pela água é surpreendente, ainda mais maravilhoso é o poder transformador de Deus. É o Espírito Santo que cria a fé em nós, nos capacita a cumprir os mandamentos de Deus e nos dá forças para o testemunho da nossa fé em Jesus.
O intuito do nosso Senhor, ao subir ao céu, foi justamente derramar de lá transformação na nossa vida, pela ação poderosa do Espírito Santo. Isso para que mais pessoas sejam salvas e aconteça o que os anjos profetizaram enquanto Jesus subia: “Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir” (At 1.11).
Portanto, a Ascensão de Jesus e o nosso batismo têm essa conexão: ambos apontam para o fato de Jesus derramar sobre nós o seu poder transformador. O Espírito Santo trata de esculpir a nossa vida, todos os dias, para a nossa salvação eterna e para colocarmos em prática a fé.
Oremos: Jesus, nosso Senhor e Salvador, derrama sobre nós o teu poder, perdão, vida e salvação. Encoraja-nos ao testemunho e a todo tipo de boas ações. Amém.