Publicado em: 22 de fevereiro de 2021
As dificuldades nossas de cada dia 

Para: segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
Texto: Salmo 4.1-5  

Eu estava em dificuldade, mas tu me ajudaste. Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração! (Sl 4.1)

Dificilmente conseguimos viver um dia sem passar por alguma dificuldade. Elas podem começar logo cedo quando, infelizmente, não ouvimos o despertador. Quantas dificuldades surgem ao atrasarmos a nossa saída e, consequentemente, a nossa chegada ao trabalho, aos estudos ou a qualquer outro compromisso? 

As dificuldades do salmista eram maiores. Ele falou em defesa dos seus direitos. Com certeza, ele estava incluindo a sua própria vida e a sua reputação, ou até mesmo o risco de perdê-las. Não é à toa que temos então este desabafo: “Homens poderosos, até quando vocês vão me insultar? Até quando amarão o que não tem valor e andarão atrás de falsidades? (Sl 4.2). Se um atraso pode gerar constrangimentos e dificuldades, o que dizer quando somos recebidos com insultos e falsidades? Como fica o nosso dia numa situação assim? 

Os dramas do salmista continuam em nossos diasOs dramas dele são os nossos também. Não há como viver um dia sem nos defrontarmos com dificuldades na vida profissional, espiritual, familiar ou emocional. Por isso, somos gratos ao Senhor que inspirou o salmista a testemunhar o que podemos e precisamos fazer quando essas dificuldades insistem em conviver conosco. Nós precisamos buscá-lo: “Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração! (Sl 4.1). Deus ouve quando o chamamos e isso pode acalmar o nosso coração: “O Senhor Deus trata com cuidado especial aqueles que são fiéis a ele” (Sl 4.3). O cuidado especial se refere ao fato de ele ter enviado Jesus, seu amado Filho, que veio ao mundo para nos livrar da pior dificuldade possível, a morte eterna, vencida por ele, na cruz, em nosso lugar. 

Oremos: Pai querido, perdoa-nos porque, quando as dificuldades aparecem, muitas vezes nos esquecemos de que quando estávamos em dificuldades tu nos ajudaste. Obrigado por teres enviado teu Filho por nós. Em nome dele. Amém.