Publicado em: 04 de setembro de 2020
As coisas irão mudar 

Para: sexta-feira, 4 de setembro de 2020
Texto: Isaías 35.4-7a  

“Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar, ele vem para castigar os nossos inimigos. (Is 35.4) 

Os anos passam e repetidamente vemos injustiça, opressão, sofrimento e morte acontecendo. Parece que essa realidade infeliz nunca irá mudar. Assim, é fácil desanimar e perder a esperança. 

Por meio do profeta Isaías, Deus promete que essa realidade irá mudar. Ele virá com vingança contra os nossos inimigos: o pecado, a morte e os poderes das trevas. Ele virá para reverter as consequências do pecado humano. A mudança será tão grande que “os cegos verão, e os surdos ouvirão; os aleijados pularão e dançarão, e os mudos cantarão de alegria” (Is 35.5-7). 

Se você está cansado, desiludido, entristecido, sobrecarregado pelo pecado ou oprimido pelo mundo, seja fortalecido pela promessa de Deus: “Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar” (Is 35.4). 

Essa promessa foi cumprida em Jesus. Deus veio. Durante o ministério de Jesus as coisas realmente mudaram: cegos voltaram a ver, surdos a ouvir, aleijados a andar e mudos a falar. Jesus tomou sobre si os nossos pecados e iniquidades, e sofreu a vingança de Deus na cruz em nosso lugar. Ao terceiro dia ele ressuscitou, vencendo a morte e deixando a promessa de que todo aquele que nele crê, ainda que morra, viverá. 

Aguardamos ansiosos a vinda plena do Reino de Deus que transformará choro em riso. Mas, enquanto esse dia não chega, Jesus continua vindo a nós pela Palavra para mudar as coisas: ele perdoa pecados, dá a vida eterna para mortais, transforma mentes, fortalece os cansados, anima os desanimados e enche os corações de esperança enquanto aguardam o Senhor que vem para salvar. 

Oremos: Senhor, fortalece as mãos cansadas e dá firmeza aos joelhos fracos. Que o teu reino de justiça e eterna paz venha sobre nós. Salva-nos, Jesus. Amém.