Publicado em: 12 de fevereiro de 2018
Arrependimento

Para: Segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Texto: Joel 2.12-19

“‘Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração.’ Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso e está sempre pronto a mudar de ideia e não castigar.” (Jl 2.13)

Quando paramos para refletir na vida e, em como este mundo caminha, não conseguimos enxergar um horizonte tranquilo. Pois, todos os dias, vemos a morte, a injustiça, a corrupção, o desamor, os sofrimentos, a fome, a miséria e toda sorte de maldade se multiplicarem assustadoramente.

Por que o mundo está assim? Onde está o problema? Talvez alguém diga: “Está no governo!” Seria essa uma resposta plausível? Não. Porque o problema está no coração do homem. Jesus diz: “Porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias” (Mt 15.19).

No passado, o ato de rasgar as vestes era uma demonstração de arrependimento. Porém, com o passar do tempo, muita hipocrisia se instaurou. Por isso Deus diz por meio do profeta Joel: ”Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração. Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso e está sempre pronto a mudar de ideia e não castigar” (Jl 2.13). Era preciso mudança na raiz do problema, no coração.

Sem arrependimento não é possível recomeço. Sem arrependimento jamais haverá um final feliz. Porém, por nós mesmos, jamais conseguiremos chegar lá. Deus é quem faz essa mudança e ele quer fazer isso no coração de todo ser humano. Seu bisturi é a Palavra, o médico é o Espírito Santo. Portanto, não endureça o seu coração diante da ação do Senhor.

Não há ninguém no mundo que nos ame mais do que Deus. Para nos limpar dos nossos pecados, ele enviou seu Filho Jesus ao mundo para que pagasse pelos nossos pecados. Não tenha medo. Só ele pode oferecer a nós uma eternidade feliz.

Oremos: Senhor Deus, peço-te que abras os meus ouvidos para que eles estejam sempre atentos à tua Palavra. Dá-me sempre um coração humilde, arrependido e voltado para ti. Em nome de Jesus. Amém.