Publicado em: 22 de novembro de 2021
Aquilo que fica é o que importa 

Para: segunda-feira, 22 de novembro de 2021
Texto: Mateus 24.32-35  

“O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre.” (Mt 24.35)

Dizem que o tempo é o melhor remédio para qualquer ferida. Mesmo com o curativo feito, é preciso dar tempo para que a ferida cicatrize. Partes desunidas da pele voltam a encontrar-se para garantir a proteção ao corpo. Mas o tempo importa não apenas para as feridas da pele. Aquelas feridas que alcançam o coração e a alma humana também precisam de tempo. 

Uma palavra pode causar muita dor no momento em que a ouvimos, mas o seu poder de ferir perde força com o tempo. Certas atitudes parecem imperdoáveis em um momento, mas depois de um tempo as vemos de outra maneira. O tempo nos reserva muitas surpresas, pois enquanto tudo passa, nós passamos também. Não é somente a folha que cai da árvore, mas a nossa pele se desgasta a cada dia, o nosso corpo perde algumas de suas células, nós envelhecemos.  

Mas o que é o tempo, afinal? Ele não é o remédio em si, pois traz tanto soluções como problemas. O tempo, no entanto, nos mostra o que realmente importa. Ele nos ensina sobre o que é passageiro e o que é eterno. Tanto o nosso ódio quanto a nossa boa disposição são passageiros. As nossas palavras são passageiras. As nossas obras não duram para sempre. 

Podemos apenas chamar o tempo de remédio porque Deus age no tempo. Ainda que o próprio tempo seja passageiro e acabe, a Palavra de Deus que hoje ouvimos, permanecerá para sempre. “O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre” (Mt 24.35), disse Jesus. É essa palavra de Deus, que habita em nós, que nos conduz à eternidade onde não mais haverá tempo de dor e de males. 

Oremos: Ó santo e eterno Deus, a tua graça jamais acaba e, por isso, podemos clamar a ti em todo tempo. Ouve a nossa oração e cura as nossas feridas para que, dia a dia, tenhamos forças para perdoar e pedir perdão. Em nome de Jesus. Amém.