Publicado em: 05 de novembro de 2020
Aquele em quem podemos confiar 

Para: quinta-feira, 5 de novembro de 2020
Texto: Salmo 146  

Feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó, aquele que põe a sua esperança no Senhor, seu Deus.” (Sl 146.5)

O Salmo 146 é o primeiro de um conjunto de cinco salmos de louvor muito parecidos, todos começando e terminando com um “Aleluia”. Ele é chamado de salmo acróstico porque cada linha começa com uma letra do alfabeto hebraico. Não se sabe exatamente quem o escreveu embora se tenha indícios em alguns escritos antigos de que ele teria sido escrito pelo profeta Ageu ou pelo profeta Zacarias.  

Independentemente de sua autoria, esse salmo revela a realidade de pessoas que passaram pelo exílio, ou seja, que tiveram de abandonar sua terra natal e foram levadas contra sua vontade para uma terra estrangeira. Diante de um cenário tão difícil, o salmista proclama: “Feliz aquele que recebe ajuda do Deus de Jacó, aquele que põe a sua esperança no Senhor, seu Deus” (Sl 146.5) 

Essa realidade de estar fora de casa, numa terra estrangeira, é uma realidade bastante nossa. Vivemos como peregrinos aqui neste mundo, tendo em vista que nosso lar definitivo é a vida eterna. Esta terra estrangeira na qual vivemos nos traz momentos de alegrias e tristeza. Como viver sabiamente esses momentos? 

O salmista sugere que nos apoiemos naquele que, ao contrário de figuras humanas, é digno de total confiança: Deus. Em Jesus Cristo, Deus acolhe seu povo, o justifica e expressa a firme intenção de salvá-lo independentemente de onde estiver. Aqueles que confiam no Deus de Jacó encontram nele a estabilidade que os seres humanos não têm. Confie você também naquele em quem se pode confiar plenamente! 

Oremos: Amado Deus, agradecemos-te pela confiança que podemos depositar em ti. Por meio do sacrifício redentor de Jesus Cristo, teu Filho e nosso Salvador, somos salvos. Ajuda-nos a nunca esquecermos de que somente tu és aquele em quem podemos confiar. Amém.