Publicado em: 12 de outubro de 2020
Aproveite o feriado 

Para: segunda-feira, 12 de outubro de 2020 

Texto: Eclesiastes 4.4-8

É melhor ter pouco numa das mãos, com paz de espírito, do que estar sempre com as duas mãos cheias de trabalho, tentando pegar o vento.” (Ec 4.6)

Hoje é feriado, mas pode ser que você não esteja muito feliz. É possível que pense que temos feriados demais e que o feriado de hoje não tem muita razão de ser. O feriado se justifica, talvez, como Dia das Crianças. 

Talvez você concorde comigo que trabalhar também é uma forma de louvar a Deus. Afinal, o trabalho não veio como castigo pela desobediência dos nossos primeiros pais; o trabalho apenas se tornou mais complicado, depois da queda. Talvez você esteja sem trabalho, e gostaria muito de poder prestar esse louvor a Deus, mesmo tendo que enxugar muito suor do rosto. 

Talvez você conheça a frase: “Se alguém não quer trabalhar, também não coma. Está na Bíblia, na Segunda Carta à Igreja de Tessalônica (2Ts 3.10). Talvez já tenha ouvido Provérbios 6.6: “Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas! São textos que contribuíram para o que se conhece, no meio cristão evangélico, como “ética de trabalho. 

Mas a Bíblia não só estimula ao trabalho. Assim, num feriado, é bom ouvir uma mensagem um pouco diferente. Está no livro de Eclesiastes, capítulo 4: “É melhor ter pouco numa das mãos, com paz de espírito, do que estar sempre com as duas mãos cheias de trabalho, tentando pegar o vento” (Ec 4.6). 

Moral da história: é feriado; descanse. A vida é mais que trabalhar. Deixe a criança que ainda existe em você brincar ou ficar sem fazer nada. Melhor: santifique este dia de descanso. Jesus nos fez filhos queridos do Pai. Dê algum tempo à palavra de Deus e à oração. Escute também isto, que está no mesmo livro de Eclesiastes: “Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados (Ec 12.13). Fomos criados para isso, e não apenas para trabalhar. 

Oremos: Senhor, obrigado por podermos trabalhar e também descansar. Em nome de Jesus. Amém.