Publicado em: 15 de agosto de 2020
Aproveitando as oportunidades 

Para: sábado, 15 de agosto de 2020
Texto: Efésios 5.15-18 

“Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm.” (Ef 5.16) 

Como é bom aproveitar a vida! Mas o que isso significa? Para algumas pessoas, aproveitar a vida é desfrutar de bens materiais, fazer uso do poder ou mesmo ter uma vida desregrada e fazer o que bem entender. Para outras, é conviver bem com a família, procurar fazer o que é correto em todas as ocasiões ou também ir à igreja. 

O apóstolo Paulo afirma: “Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm” (Ef 5.16). O mundo nos fornece as mais diversas oportunidades, sejam boas ou ruins. Por causa do nosso pecado, a tendência é pensarmos que aproveitar bem as oportunidades da vida é fazer aquilo que temos vontade, mesmo que isso vá contra a Palavra de Deus. 

A verdade é que precisamos usufruir bem da vida, mas de forma correta, sempre pensando no plano que Deus tem para nós aqui neste mundo. Paulo alerta: “Prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam. E encham-se do Espírito de Deus”. 

Deus nos deu a oportunidade da salvação por meio de Cristo. Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo” (2Co 6.2). Hoje recebemos a oportunidade de aproveitar o tempo que temos de acordo com a vontade de Deus, também levando o evangelho às pessoas. Esse evangelho é a oportunidade maravilhosa que ganhamos de presente: a vida eterna por meio da morte e ressurreição de Jesus. 

Oremos: Senhor Deus, obrigado pelas oportunidades que recebemos. Perdoa-nos por muitas vezes fazermos mau uso daquilo que está à nossa mão. Gratos somos pela oportunidade da salvação por meio de Jesus. Amém.