Publicado em: 06 de março de 2021
Aprender com os exemplos 

Para: sábado, 6 de março de 2021
Texto: 1Coríntios 10.1-13  

Todos foram protegidos pela nuvem e passaram pelo mar Vermelho. (1Co 10.1)

Nós aprendemos com os exemplos negativos e com os positivos. Muitas vezes a atitude do povo de Israel é mostrada como um exemplo do que não devemos fazer. Apesar de tudo isso, Deus jamais abandonou o seu povo. Ele esteve com o seu povo na travessia do mar Vermelho, providenciou alimento, pão e carne. O apóstolo Paulo relembrou aos cristãos de Corinto que todos foram protegidos pela nuvem e passaram pelo mar Vermelho” (1Co 10.1)E na época da seca, Deus fez jorrar água da pedra, saciando a sede do povo. À noite, ele providenciou uma coluna de fogo que orientou o povo rumo à terra prometida. Hoje, por meio da sua Palavra, Deus nos mostra o caminho que nos conduz à terra prometida, o céu.  

Apesar de Israel ter recebido toda a atenção da parte de Deus, foi um povo ingrato e miserável. Será que somos diferentes? Deus é tão bom que, apesar dos nossos pecados, ele não nos abandona. Deus enviou seu Filho, Jesus, para ser o nosso Salvador e ser o exemplo de amor supremo. 

Diariamente sofremos tentações que procuram nos afastar dos caminhos de Deus. Mas, como nos diz um antigo conselho, não podemos impedir que os pássaros voem sobre a nossa cabeça, mas certamente podemos impedir que façam ninhos nos nossos cabelos. 

Deus permite que sejamos tentados, mas jamais permitirá uma tentação que não possamos resistir. Jesus venceu as tentações do Diabo usando a Palavra de Deus. Essa Palavra, a Bíblia, é a espada que o Espírito Santo nos dá para nos defender de todos os perigos. Ela é a arma de ataque contra aquilo que quer nos afastar de Deus.  

Deus jamais nos abandonará, assim como não abandonou o povo de Israel e os cristãos de Corinto. Deus continua nos protegendo com a sua nuvem. Entreguemos o nosso caminho ao Senhor, confiemos nele, e o mais ele fará.  

Oremos: Pai Todo-Poderoso, obrigado pela tua Palavra que é lâmpada para os nossos pés e luz que ilumina os nossos caminhos. Amém.