Publicado em: 03 de março de 2018
Aprender com os erros alheios

Para: Sábado, 03 de março de 2018

Texto: 1 Coríntios 10.1-13

“Tudo isso aconteceu a fim de nos servir de exemplo, para nós não querermos coisas más como eles quiseram.” (1Co 10.6)

Há um ditado que tem várias versões diferentes, mas que afirma mais ou menos o seguinte: “O homem comum aprende com os próprios erros; o homem sábio aprende com os erros dos outros”. De fato, prestar atenção aos erros que outros já cometeram e refletir sobre eles pode ser uma boa prática. Não para julgar os outros, mas para, humildemente, aprendermos a viver melhor.

No texto de 1 Coríntios 10.6, o apóstolo Paulo escreveu sobre os erros dos seus antepassados do povo de Israel, e disse: “Tudo isso aconteceu a fim de nos servir de exemplo, para nós não querermos coisas más como eles quiseram”. Ele lembrou aos cristãos de Corinto que tomassem cuidado para não cair nos mesmos erros, que, naquele caso, eram bebedeiras, imoralidade e queixas contra Deus.

Nós devemos prestar atenção ao modo como os erros e acertos das pessoas nos ensinam. Especialmente nas histórias da Bíblia, temos muitos bons e maus exemplos, que estão ali para que sejamos alertados para cuidarmos de nossa fé e do nosso modo de viver.

Como não somos melhores que ninguém, precisamos sempre refletir e buscar apoio naquele que foi melhor em nosso lugar, o Salvador Jesus. Ele não somente ensinou com o bom exemplo, mas cumpriu tudo que era preciso e pagou pelas falhas cometidas por nós e por todas as pessoas do mundo. Com ele podemos receber perdão, e pela ação do Espírito Santo ganhamos sabedoria para continuar aprendendo.

Oremos: Santo Espírito, enche-me com a tua sabedoria, para que eu possa aprender com alguns erros antes mesmo de os cometer. Dá-me também humildade para nunca pensar que sou mais sábio que os outros. Em nome de Jesus. Amém.