Publicado em: 30 de outubro de 2022
Aprendendo a humildade 

Para: domingo, 30 de outubro de 2022
Texto: Mateus 23.1-12  

“Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros.” (Mt 23.11) 

Jesus é o mestre. Ele ensinou e continua a ensinar. Mas muitos não querem aprender. Suas palavras e direcionamentos estão na Bíblia, à nossa disposição. Como mestre, Jesus ensinou muitas pessoas, em especial a doze homens: os discípulos. Durante três anos Jesus viveu com eles, ensinando-os de diferentes formas. Porém, na véspera da sua crucificação e morte, Jesus fez algo impactante. Para que não esquecessem os seus ensinamentos, Jesus lavou os pés dos seus discípulos. Essa era uma tarefa que nenhum mestre faria. O servo é que lavava os pés do seu mestre, não o contrário. Mas, para recapitular tudo o que tinha ensinado, Jesus se curvou, lavou e secou os pés dos discípulos. Em seguida estimulou-os a lavar os pés uns dos outros, isto é, a serem humildes e a servirem em diferentes situações. Jesus declarou: “Entre vocês, o mais importante é o que serve os outros” (Mt 23.11). 

Como um bom professor, Jesus deu o exemplo. Mas também apontou para maus exemplos. Se por um lado ele disse o que deveriam fazer, por outro lado ele exemplificou como os discípulos não deveriam ser. Os modelos negativos usados por Jesus foram os mestres da Lei e os fariseus. Jesus afirmou que a maioria deles deixava evidente que apenas queriam ser elogiados pelos outros. Segundo Jesus eles tinham autoridade, mas não usavam essa autoridade com sabedoria, pois a vaidade os dominava. 

O Salvador Jesus também quer ser o nosso mestre. Ao focar no “servir”, a intenção não é nos diminuir, mas dar um sentido completo às nossas vidas. Estejamos prontos a sermos bons alunos, praticando o que ele ensina, motivados pelo seu amor, pois ele não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida por nós. 

Oremos: Querido Deus, perdoa-nos, pois muitas vezes somos vaidosos e insensíveis. Semeia em nós o dom da humildade, para vivermos uma vida de amor e serviço. Em nome do Salvador Jesus. Amém.