Publicado em: 28 de novembro de 2017
Animar e ajudar

Para: Terça-feira, 28 de novembro de 2017

Texto: 1 Tessalonicenses 3.1-4

“Nós o enviamos para animar e ajudar vocês na fé, a fim de que ninguém fique desanimado por causa das perseguições. Vocês mesmos sabem muito bem que elas fazem parte daquilo que Deus quer para nós.” (1Ts 3.2-3)

A carta aos Tessalonicenses foi escrita pelo apóstolo Paulo mais ou menos no ano 50 da nossa era. A igreja de Tessalônica havia sido fundada por ele durante sua segunda viagem missionária. Devido às perseguições sofridas, Paulo precisou, juntamente com seu companheiro Silas, abandonar a recém fundada igreja. Ele, então, preocupado com a fé desses irmãos e pelo fato de não aguentar mais sem ter notícias, envia Timóteo com um objetivo bem específico: “Nós o enviamos para animar e ajudar vocês na fé, a fim de que ninguém fique desanimado por causa das perseguições. Vocês mesmos sabem muito bem que elas fazem parte daquilo que Deus quer para nós” (1Ts 3.2-3).

Alguns cristãos estavam enfrentando muitas dificuldades e andavam desanimados. Haviam abandonado os ídolos para servir ao Deus vivo e enfrentavam, por isso, perseguições de todo o tipo. Timóteo tinha sido escolhido para ser, então, a mão de Deus num momento assim, de luta e perseguição.

Há pessoas ao nosso lado que enfrentam diversos tipos de perseguições. Muitas vezes não somos perseguidos fisicamente em nosso país por professarmos nossa fé, mas muitos, ao redor do mundo são. Mas há outras perseguições que sofremos, principalmente, o deboche de muitos. Dessa forma, cada vez mais necessitamos de novos Timóteos que se disponham a fazer a diferença para animar e ajudar.

O próprio Deus importou-se com a nossa fé e situação espiritual. Ele mandou o seu Filho Jesus Cristo ao mundo para animar e ajudar, para perdoar e salvar os que nele creem, para dar esperança aos perseguidos e desanimados.

Oremos: Amado Deus, agradecemos-te por não nos abandonares em meio às perseguições que sofremos por professarmos nossa fé e esperança em ti. Consolados por ti também queremos animar e ajudar os que nos cercam. Em nome de Jesus. Amém.