Publicado em: 04 de maio de 2022
Andando pelo vale 

Para: quarta-feira, 4 de maio de 2022
Texto: Salmo 23  

“Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.” (Sl 23.4) 

Vale é aquela depressão que há entre montanhas. Mesmo que o vale apresente um caminho apertado, estreito, difícil e perigoso, as ovelhas não receiam andar por ele quando o bom pastor as acompanha e cuida delas. 

A expressão “ainda que eu ande por um vale escuro como a morte” (Sl 23.4) representa e compreende todas as experiências amargas e duras da vida. Todos nós estamos sujeitos a momentos difíceis e perigosos da vida, ao vale das provações, independentemente do tamanho de nossa fé. Ainda não estamos no céu. Realmente, muitas vezes os caminhos pelos quais Deus nos faz passar são estreitos e difíceis, mas ele está lá conosco, como guia e amparo. 

Deus nunca prometeu que você não teria dificuldades nesta vida, mas prometeu que as dificuldades não o atormentariam durante toda a vida. Prometeu que, em meio ao vale da sombra da morte, ele nunca abandonaria você. Há beleza nos vales quando olhamos para eles do alto das montanhas. Quando Deus nos pastoreia, ele nos leva para os montes, a fim de que vejamos beleza nos vales. 

Você é ovelha de Jesus. Nada é mais necessário para a nossa vida, uma vida que está em constante luta, perigos e dificuldades, do que ficarmos perto de Jesus, o bom pastor. Ovelha longe do pastor é ovelha sem bom alimento, sem água pura, sem proteção e sem rumo certo e seguro. Porém, seguindo as pegadas do bom pastor Jesus temos direção, segurança e descanso. 

Jesus, o bom pastor, passou pelo vale da morte e Deus o ressuscitou. Deus não nos abandona. Por isso, quando estivermos passando pelo vale escuro da morte, digamos e creiamos: “O Senhor é o meu pastor”. Quando experimentamos o comando e o poder de Deus, nada nos faltará. 

Oremos: Senhor Jesus, quando eu estiver passando pelo vale escuro, guia-me, amparando-me e concedendo-me força e paz. Obrigado por seres o meu bom pastor. Amém.