Publicado em: 17 de fevereiro de 2021
Amor sem interesses 

Para: quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021
Texto: Mateus 6.1-6 – Quarta-feira de Cinzas 

Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. (Mt 6.3) 

capítulo 6 do Evangelho segundo Mateus está dentro do contexto do Sermão do Monte de Jesus. Esse sermão é importante porque Jesus ensina, com exemplos práticos da vida, o que é, verdadeiramente, ter fé nele. 

Jesus não só se apresenta como Salvador, mas mostra que quem crê nele tem uma nova vida, tanto na relação com Deus como na relação com as outras pessoas. A base dessa nova vida é o amor. Mas não é o amor como um simples sentimento, mas o amor que é fruto da fé. Portanto, é amor que é ação. Ou seja, o cristão pratica o amor, a caridade, sem esperar receber algo em troca e sem querer os méritos para si. Jesus mesmo nos disse para não praticarmos os nossos deveres religiosos em público a fim de sermos vistos pelos outros. Ele também disse“Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez” (Mt 6.3). 

Todos nós recebemos incontáveis bênçãos da parte de Deus. Recebemos bênçãos espirituais, sendo a maior delas a nossa salvação pela fé em Jesus, que por amor morreu na cruz, garantindo assim o perdão dos pecados a todos os que creem nele. E recebemos também, todos os dias, bênçãos materiais para vivermos nesse mundo que certamente vão além das nossas necessidades 

Então, amemos nosso próximo agindo de tal forma que ele não passe necessidade. Quando demonstrarmos a nossa fé, por meio da fidelidade a Deus, e por meio da caridade para com nosso próximo, façamos isso dando toda honra e glória ao nosso bondoso Deus que nos amou primeiro, dando-nos condições de amar também. 

Oremos: Querido Pai do céu, graças te damos pelo teu amor por nós e por enviares Jesus Cristo, o nosso Salvador. Ajuda-nos a amarmos a ti e o nosso próximo com atitudes que revelem a nossa fé, para sempre honrarmos a ti com tudo que somos e temos. Por Jesus. Amém.