Publicado em: 23 de março de 2020
Amor sem data de vencimento 

Para: segunda-feira, 23 de março de 2020
Texto: Jeremias 31.1-6 

Povo de Israel, eu sempre os amei e continuo a mostrar que o meu amor por vocês é eterno.” (Jr 31.3) 

Quando se escuta a palavra amor”, normalmente a identificamos como o amor entre duas pessoas ou a atitude de estimar muito outras pessoas. Pensar em amor constante e eterno apresenta-se como um grande desafio na sociedade contemporânea. Diante do menor problema, parece que o amor termina. 

No tempo de Jeremias a situação era muito complicada. Ele tinha sido desafiado por Deus a ser um profeta enfrentando as autoridades, e seria como um poste de ferro, protegido por Deus para dirigir uma mensagem de arrependimento aos duros corações do povo de Judá. A maior parte dos capítulos do livro de Jeremias trata de pura repreensão ou de apelos para que o povo se arrependa e retome a sua fé em Deus. No entanto, entre tantos juízos e ameaças, os capítulos 30 até 33 do livro de Jeremias, apresentam a luz para aquela triste escuridão. São capítulos que formam o chamado livro de consolo. As expressões utilizadas mostram esta outra faceta do Criador: a misericórdia e o interesse que Deus tem pelo seu povo e pelos seres humanos em geral. No deserto, ele teve pena daqueles que tinham escapado da morte. Quando eles buscavam descanso, Deus apareceu com sua presença poderosa. Ele manteve o desejo e a esperança de reconstruir a nação, para que pudessem celebrar com tamborins e dançar de alegria. Ele é o Deus que diz: “Povo de Israel, eu sempre os amei e continuo a mostrar que o meu amor por vocês é eterno” (Jr 31.3). 

Tudo por um motivo: Deus não desiste. O seu amor é constante e eterno. A maior prova disso é o que fez o seu Filho Jesus. Talvez ele tivesse muitos motivos para abandonar a obra de resgate do ser humano na cruz. Mas seu amor é eterno. Ele nos dá sempre a oportunidade de chegarmos na eternidade. 

Oremos: Senhor Deus, a eternidade e as coisas que duram para sempre são complicadas de entender e de aceitar. Que bom que o teu amor é eterno e que podemos fazer parte do teu povo. Amém.