Publicado em: 14 de março de 2018
Amor e lixo

Para: Quarta-feira, 14 de março de 2018

Texto: Filipenses 3.7-11

“Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo e estar unido com ele.” (Fp 3.8-9)

Amor e lixo. “Amor” descreve o que Cristo fez por nós. “Lixo” descreve o que nós podemos fazer por ele. Nada do que possamos fazer de bom pode trazer-nos salvação, ou seja, é lixo. Por mais que pensemos que estamos ajudando na obra de Deus, que estamos servindo à comunidade, que estamos ajudando os pobres, nada do que façamos fará com que Deus nos ame mais ou comprará nossa salvação. Por outro lado, a obra de Cristo na cruz é a máxima expressão do amor, do altruísmo e do serviço verdadeiro de Deus para conosco.

O apóstolo Paulo fala sobre amor e lixo. Ele poderia falar sobre si mesmo. Talvez neste mundo ninguém tenha tido mais atributos do que ele. Paulo tinha credenciais: etnia (judeu de nascimento, do povo escolhido por Deus do qual nasceria o Messias); sua fantástica conversão (de perseguidor a missionário); e era cidadão romano, entre outras coisas. Porém Paulo exclama: “Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo e estar unido com ele” (Fp 3.8-9).  Deus havia feito tudo por ele: perdoado todos os pecados e regenerado sua vida para ser coerdeiro da vida eterna.

Muitos cristãos poderiam vangloriar-se de sua vida espiritual, por terem nascido em uma família tradicional cristã, por uma conversão fantástica, ou quem sabe por serem membros fiéis e assíduos de suas igrejas. Mas tudo isso é fruto do Espírito Santo, algo que o próprio Deus dá. E se essas obras e virtudes não tiverem conexão verdadeira com Cristo, elas se tornam algo podre, fruto de nossa vaidade, e devem ser jogadas no lixo.

Amor e lixo. Amados, podemos jogar fora tudo o que nos afasta de Cristo, certos da ressurreição.

Oremos: Amado Pai, obrigado por revelares a nós o teu grande amor. Agradecemos especialmente por sabermos que, sem ti, tudo o que fazemos não tem valor. Porém, por meio de ti, podemos servir-te em teu reino. Amém.