Publicado em: 23 de dezembro de 2020
Amor e bondade para começar o dia 

Para: quarta-feira, 23 de dezembro de 2020
Texto: Lamentações 3.19-24 

“Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs!” (Lm 3.23) 

O amanhecer de cada dia pode vir acompanhado de notícias que trazem preocupação e muita tristeza. São notícias que podem até nos deixar sem esperança. A que então podemos nos apegar a fim de ter esperança? 

Certa vez um servo de Deus, chamado Jeremias, disse: “Eu lembro da minha tristeza e solidão, das amarguras e dos sofrimentos. Penso sempre nisso e fico abatido. Mas a esperança volta quando penso no seguinte: O amor do Senhor Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs” (Lm 3.19-22). 

Hoje podemos nos apegar ao amor e à bondade de Deus, que se renovam a cada manhã. Foi no amanhecer de um novo dia, num domingo de Páscoa, que Deus mostrou seu amor e sua bondade pelo mundo inteiro. Dois dias antes daquele domingo, o medo e a tristeza atingiram os seguidores de Jesus Cristo quando ele morreu na cruz. Mas no domingo de manhã, o amanhecer de um novo dia trouxe consigo a notícia: “Jesus ressuscitou!” E ele diz: “Quem crê em mim, ainda que morra, viverá!” (Jo 11.25). É por isso que o amor e a bondade de Deus, que são novos todas as manhãs, trazem esperança. 

O amor e a bondade de Deus nos dão forças para iniciar um novo dia. Quando os nossos recursos se acabam, o amor e a bondade de Deus permanecem, e ele tem todo o poder para cuidar de nós. Mesmo quando somos incapazes de cuidar das pessoas que amamos, o amor e a bondade de Deus não se acabam, e para ele nada é impossível. Mesmo que o próximo amanhecer seja difícil, o amor e a bondade de Deus serão novos todas as manhãs. 

Oremos: Bondoso Deus, não deixes que as preocupações e medos nos tirem a esperança. Lembra-nos de que confiar na tua bondade renovada todas as manhãs significa confiar na vitória do teu Filho Jesus sobre a morte e na tua proteção diária. Abençoa e guarda a todos nós. Em nome de Jesus Cristo. Amém.