Publicado em: 01 de novembro de 2020
Amemos como Deus nos amou 

Para: domingo, 1 de novembro de 2020
Texto: Marcos 12.28-37  

“Ame o Senhor, seu Deus. Ame os outros. Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.” (Mc 12.30-31)

Nos dias de Jesus, algumas pessoas conheciam muito bem a lei de Moisés. Os professores da lei e os escribas eram capazes de recitar de memória longos trechos da Bíblia. Mas Jesus os criticava, pois muitas vezes eles usavam o seu conhecimento para oprimir as pessoas, julgando-se mais santos que os demais israelitas e mais amados por Deus. 

Quando um escriba perguntou a Jesus sobre qual era o principal dos mandamentos, Jesus lhe respondeu: “Ame o Senhor, seu Deus. Ame os outros. Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois” (Mc 12.30-31). Jesus tratou esses dois mandamentos como um conjunto só. Amar a Deus implica amar o próximo. Conhecer o amor de Deus nos move a tratar o semelhante como Deus nos trata, temperando nossas ações e reações diárias com misericórdia, compreensão e perdão. 

Conhecer a vontade de Deus é um bom começo. Mas o simples conhecer não é tudo. Para praticar esse amor é preciso que reconheçamos o grande amor que Deus teve por nós ao enviar seu Filho para nos salvar. O humilde e obediente Jesus fez isso mesmo sem merecermos. Amando a Deus, Jesus cumpriu a vontade do Pai de nos amar e morrer em nosso lugar. 

Sejamos gratos a Deus por termos a sua Palavra e continuemos nos aprofundando no conhecimento da Bíblia. Quando a lemos com um coração aberto e um espírito humilde, vemos o quanto Deus é perfeito e quão imperfeitos nós somos. Mas a Bíblia também nos apresenta Jesus, que nos ama, nos perdoa e nos anima a amarmos como Deus nos amou. Ao conhecermos melhor o amor de Deus nas páginas da Bíblia, amaremos mais a Deus e ao nosso semelhante. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro (1Jo 4.19). 

Oremos: Querido Jesus, ajuda-nos a amar o nosso próximo como o Senhor nos amou. Em teu nome. Amém.