Publicado em: 24 de dezembro de 2018
Amar é…

Para: Segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Leia em sua Bíblia: 1 João 4.7-16

“E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados.” (1Jo 4.10)

“Amar é…” Como você completaria essa frase? Provavelmente cada pessoa a completaria de uma forma diferente, isto porque o amor se manifesta de maneiras diferentes na vida das pessoas. Estamos acostumados a falar do amor, tendo por base aquilo que nos cerca: família, amigos, colegas e vizinhos. Por isso mesmo, para alguns, “amar é passear de mãos dadas com a esposa”; para outros, “é trabalhar honestamente para sustento da família”; para outros, ainda, “amar é ajudar os vizinhos em suas necessidades”. E você, como completaria a frase?

E se Deus completasse a frase, como ela ficaria? Na verdade Deus já nos deu a sua definição: “E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados” (1Jo 4.10). Está aí uma definição que nos lembra verdades importantes. Por exemplo, que o amor procede de Deus; que o amor de Deus pelas pessoas vem acompanhado de atitudes e de doação, como está escrito: “ele nos amou e mandou seu Filho”; que o amor de Deus nos traz benefícios concretos: “para que, por meio dele (Jesus), os nossos pecados fossem perdoados”.

Podemos, ainda, destacar mais uma característica do amor divino: Deus ama pecadores, como você e eu. Deus ama inclusive aqueles que são rebeldes e que rejeitam o seu amor. Ou seja, Deus ama aqueles que não merecem o seu amor. E quem é amado por Deus também considera a recomendação da Bíblia: “Amigos, se foi assim que Deus nos amou, então nós devemos nos amar uns aos outros” (1Jo 4.11). E a capacidade para amar também vem de Deus já que “Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo” (Rm 5.5).

Na véspera de Natal, o amor de Deus vem novamente até nós. Amados por Jesus, vivemos o amor em mais um feliz Natal!

Oremos: Senhor, derrama o teu amor em nosso coração e ensina-nos a amar de forma concreta, com doação, assim como tu nos amaste. Amém.