Publicado em: 23 de novembro de 2021
Amar é fazer o bem

Para: terça-feira, 23 de novembro de 2021
Texto: Romanos 13.8-10  

“Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer a toda a lei.” (Rm 13.10) 

Costumamos dizer que um cristão é aquele que vive para fora de si mesmo. Isto é, ele não pensa somente em si, mas tem a sua mente voltada para além de si mesmo. A razão para isso é o amor. 

O amor não é simplesmente um sentimento. É claro que amar envolve os sentimentos humanos, mas é muito mais do que isso. Amar é uma forma de viver, um jeito de olhar para a vida. Você pode não saber como alguém irá tratar você e, ainda assim, você pode amá-lo. 

E o que o amor pode não fazer? Veja o que Deus fez. Ele não esperou a nossa resposta para dizer que nos amava, ele nos amou. O seu amor não se resume a um sentimento, mas é concretizado naquilo que Deus faz. Deus nos amou e, por isso, nos criou. Deus nos amou e, por isso, enviou o seu Filho Jesus para nos salvar. Deus nos ama e, por isso, quer que vivamos com ele para sempre. 

Na Bíblia, somos chamados a participar desse amor. O apóstolo Paulo, na sua Carta aos Romanos, escreveu: “Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer a toda a lei” (Rm 13.10). O apóstolo referia-se à lei de Deus. Vale a pena conhecê-la, pois ela nos ensina a confiar em Deus, a honrar os nossos pais e superiores, a preservar a vida, a sermos fiéis, a preservarmos o que é dos outros, tanto os seus bens como a sua dignidade, e a termos contentamento em nossa vida. 

Nós somos chamados a cumprir essa lei vivendo da maneira como Deus nos trata, isto é, pensando não somente em nós mesmos. O amor nos leva mais além. É impossível amar o suficiente. O amor, portanto, se constitui em uma constante busca, em uma constante ação, em um jeito de viver. E Deus, que é amor, nos acompanha. 

Oremos: Querido e bondoso Deus, eu não sei amar como deveria. Quando olho para mim mesmo, vejo muitos defeitos. Mas quando olho para ti, vejo que a tua graça é mais do que abundante. O teu amor é sincero e tu me ensinas a amar. Enche o meu coração de amor. Por Jesus Cristo. Amém.