Publicado em: 19 de dezembro de 2020
Altares modernos 

Para: sábado, 19 de dezembro de 2020
Texto: Hebreus 10.5-10 

E, porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados do pecado pela oferta que ele fez, uma vez por todas, do seu próprio corpo. (Hb 10.10)

Os templos das igrejas cristãs identificam-se por características comuns: uma torre com uma cruz no alto, sinos para avisar a hora e os eventos, janelas com vitrais de histórias bíblicas, bancos de madeira bem organizados e um interior bastante peculiar. Desde a porta da entrada, normalmente um tapete conduz o visitante a aproximar-se de uma mesa ou caixa colocada bem na frente e no meio do salão.  Essmóvel é chamado de altar. A sua origem vem desde quando Noé desceu da arca e agradecea Deus pela salvação diante do dilúvio. No início, o altar era uma mesa de pedra utilizada para queimar o que era destinado ao sacrifício. Essa oferta não podia ser o que estivesse sobrando, mas sim algo importante e em perfeitas condições. 

Atualmente os altares modernos mantêm somente lembranças das histórias do Antigo Testamento e os sacrifícios que eram realizados para fazer as pazes com Deus. Neles, não são apresentados animais queimados inteiros nem cereais, mas há um elemento simbólico chamado cruz. Algumas cruzes em bronze trazem uma pequena imagem do corpo de Jesus. Outras são somente cruzes vazias e, inclusive, em formatos e materiais modernos.

Por que o altar mudou? A Carta aos Hebreus responde: “Deus acabou com todos os antigos sacrifícios e pôs no lugar deles o sacrifício de Cristo” (Hb 10.9). Tudo o que tinha acontecido antes, nos altares de pedras e no próprio Templo de Jerusalém, era sombra e profecia do que estava previsto para o plano de salvação da humanidade. Porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados do pecado pela oferta que ele fez, uma vez por todas, do seu próprio corpo” (Hb 10.10)O próprio Deus preparou um corpo para o seu Filho descer à terra e dar sua vida perfeita e sem mancha de pecado na terrível morte de cruz. Morte que nos trouxe vida, paz e salvação eterna.

Oremos: Jesus, ajuda-nos a lembrar sempre de que teu sacrifício na cruz abre as portas do paraíso eterno para nós. Amém.