Publicado em: 26 de outubro de 2017
Alívio em situação aflitiva

Para: Quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Texto: Salmo 126

“De fato, o Senhor fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres.” (Sl 126.3)

Quem nunca enfrentou aflições na vida? Angústias pessoais e familiares, desgostos profissionais, desapontamentos com amigos, decepção com irmãos na fé, desilusões no amor, frustrações como cidadão. Há quem pense que o cristão, por ser cristão, está isento de ansiedades, mágoas e suplícios. Jesus alertou quanto a isso, dizendo: “No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo” (Jo 16.33).

O Salmo 126 é uma oração de um povo que sofre em meio a uma crise e que perante tão ameaçadora dificuldade busca o socorro de Deus. A fé desse povo não existe num vazio, nem é supersticiosa ou superficial, mas está alicerçada nos grandes feitos do Senhor. O Salmo recorda um evento histórico de libertação que aconteceu no passado e relembra da rotina de plantio e colheita que se repetia anualmente. Primeiro se refere à libertação do cativeiro babilônico: quando tudo parecia perdido o Senhor manifestou-se Salvador e as lágrimas transformaram-se em sorrisos. Depois refere-se à semeadura e à colheita, esperando pacientemente que a terra produza preciosa colheita, sob a bênção de Deus.

Todo esse contexto nos ajuda a entender que a mensagem do Salmo aplica-se ao alívio de qualquer situação aflitiva. Pois, o Deus que agiu no passado, agirá no presente. Por isso, mesmo que surjam obstáculos, dores, traumas, perdas, não desanimemos e jamais deixemos de caminhar com o Senhor. Nele temos o alívio. A salvação, que recebemos através de Cristo, é motivo de alegria constante, e mesmo em meio às tribulações também podemos dizer: “De fato, o Senhor fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres” (Sl 126.3).

Oremos: Deus, é bom saber que em qualquer situação tu és o meu socorro. Fortalece a minha fé, especialmente quando a vida me coloca em situações adversas e angustiantes. Em nome de Jesus. Amém.