Publicado em: 14 de julho de 2021
Aliança e promessas 

Para: quarta-feira, 14 de julho de 2021
Texto: Gênesis 17.1-8  

A aliança que estou fazendo para sempre com você e com os seus descendentes é a seguinte: eu serei para sempre o Deus de você e o Deus dos seus descendentes.” (Gn 17.7) 

Quando nós ouvimos alguém falar a respeito de aliança e de promessa, podemos facilmente ter em nossa mente aquela cena clássica, diante do altar, onde noivo e noiva trocam alianças enquanto repetem um ao outro promessas de amor e fidelidade para toda a vida. Mas, infelizmente, algumas vezes essa aliança e essas promessas são quebradas, gerando tristeza e a necessidade de perdão e reconciliação. 

A realidade é que, quando o ser humano está no centro de alianças e de promessas, precisamos lutar contra falhas. Afinal, somos pecadores e estamos longe da perfeição. Porém, quando o autor das promessas e da aliança é o Senhor Deus, aí sim existe perfeição e cumprimento pleno de cada promessa. Quando Deus promete, ele cumpre. A Bíblia relata uma dessas maravilhosas promessas do Senhor, feita a Abraão no livro de Gênesis, capítulo 17, versículo 7, que diz: “A aliança que estou fazendo para sempre com você e com os seus descendentes é a seguinte: eu serei para sempre o Deus de você e o Deus dos seus descendentes”. 

Deus cumpriu sua promessa de cuidados a Abraão, aos seus descendentes e a todos nós que hoje, pela fé em Cristo, fazemos parte do povo de Deus. Aliás, a maior aliança entre Deus e os homens foi feita justamente por meio da morte e da ressurreição do seu Filho Jesus Cristo. Graças a Jesus, temos perdão, vida e salvação. 

Confiantes na aliança feita por meio de Jesus Cristo, podemos viver debaixo da promessa de Deus de que ele cuidará de nós, nos amará e nos perdoará, inclusive quando nós falhamos em nossas promessas. 

Oremos: Senhor Deus, obrigado por cumprires as promessas de salvação para a nossa vida e por seres Deus bem presente em todos os momentos. Lembra-nos sempre do teu amor por meio de teu Filho Jesus. Em nome dele nós oramos. Amém.