Publicado em: 17 de fevereiro de 2023
Aliança de sangue

Para: sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023
Leia em sua Bíblia: Êxodo 24.8-18

“Este é o sangue que sela a aliança que o Senhor fez com vocês quando deu todos esses mandamentos.” (Êx 24.8)

Fazer uma aliança significa fazer um acordo de unidade. Deus sempre fez questão de estar unido com o seu povo. Um momento especial aconteceu quando Deus milagrosamente tirou o povo de Israel da escravidão do Egito. Quando eles já estavam peregrinando perto do monte Sinai, Deus entregou nas mãos do líder Moisés os dez mandamentos, que nos explicam até hoje, como ter uma vida abençoada com Deus e com o próximo.

E diante dessa aliança o povo respondeu: “Nós obedeceremos a Deus, o Senhor, e faremos tudo o que ele mandar”. Essa confissão de fé foi selada com sangue, quando Moisés pegou o sangue das bacias, borrifou o povo com ele e disse: “Este é o sangue que sela a aliança que o Senhor fez com vocês quando deu todos esses mandamentos” (Êx 24.8).

Na Bíblia, a aliança de sangue está ligada ao sacrifício de perdão dos pecados. No Antigo Testamento, o povo precisava oferecer regularmente os sacrifícios de certos animais para pagamento dos seus pecados.

No Novo Testamento acabaram-se os sacrifícios de animais porque uma nova aliança foi garantida entre Deus e toda a humanidade. Foi o próprio Deus quem ofereceu o sacrifício quando Jesus Cristo morreu na cruz e ali derramou o seu santo e precioso sangue. Assim, uma nova aliança, selada com o sangue de Jesus, estava consumada.

Nós também fazemos parte dessa nova aliança por meio da fé em Jesus. Nessa aliança, onde Deus fez tudo para a nossa salvação, nós também queremos amar o nosso Deus que tanto nos amou. A aliança de sangue que nos liga com Jesus, nos livra da condenação que o pecado traz e nos dá a garantia da vida eterna.

Oremos: Salvador Jesus, obrigado porque a minha vida está unida com Deus por meio de ti. A aliança estabelecida com o derramamento do teu precioso sangue me traz vida e perdão. Ajuda-me a viver em gratidão e louvor a ti, sendo fiel à tua aliança de amor. Amém.