Publicado em: 08 de novembro de 2021
Alertas e dedicados 

Para: segunda-feira, 8 de novembro de 2021
Texto: Lucas 21.34-38  

“Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa.” (Lc 21.34) 

Você gosta de segundas-feiras? Para algumas pessoas, segunda-feira é um dia “pesado”, de volta à rotina do trabalho, dos estudos e de outros compromissos. Para outras, a segunda-feira é vista como dia de oportunidades e começos. Para algumas outras pessoas é dia de descanso semanal. 

Jesus prometeu que virá pela segunda e última vez para julgar vivos e mortos. Nesse dia, todos irão ressuscitar, uns para a vida eterna e outros para a condenação eterna. Acontece que Jesus não disse quando isso acontecerá. Pode ser numa segunda-feira, hoje, ou em outro dia qualquer. Exatamente por isso ele nos adverte sobre a forma correta de aguardarmos a sua vinda. Ele sabe da nossa tendência de ficarmos excessivamente envolvidos com as preocupações do mundo. Por isso, ele nos disse: “Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa” (Lc 21.34). 

As tarefas diárias certamente têm a sua importância, mas não podem ocupar a primazia, o primeiro lugar, do nosso coração. Elas costumam nos sobrecarregar, fazendo com que as nossas orações diminuam e com que percamos a perspectiva do retorno repentino de Jesus. 

A promessa da segunda vinda de Cristo é consoladora para todos os que creem. Ela traz a certeza da vitória sobre o pecado, o Diabo e a morte. Ela nos promete o verdadeiro descanso das ansiedades e preocupações que sofremos neste mundo imperfeito. A volta de Jesus será o dia mais especial da nossa vida. Por isso, com a ajuda dele, vamos aguardá-la em oração vigilante e dedicação especial.

Oremos: Senhor Jesus, as promessas e os sinais do teu retorno são claros e certos. Dá-nos sabedoria, confiança e alegria para te aguardarmos em oração e dedicação. Amém.